Requerimento questiona a contratação de verificador para fiscalizar Águas do Piauí

por Katya D'Angelles publicado 16/04/2025 13h27, última modificação 16/04/2025 13h27
Parlamentar também criticou transferência de comandante da PM em Oeiras

 

B. Sá manifestou sua preocupação em relação a uma licitação na modalidade chamamento pública realizado pela Secretaria de Administração do Estado (Sead), durante a sessão desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Piauí.

Segundo o deputado, o chamamento tem valor de até R$ 10 milhões e tem por objetivo a contratação de um Verificador Independente para fiscalizar os serviços prestados pela concessionária Águas do Piauí.


B.Sá apresentou requerimento, aprovado em plenário, solicitando que o Governo do Estado e a Sead  expliquem os motivos da contratação, uma vez que a responsabilidade de fiscalização já é atribuída à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi).


“Na semana passada, aprovamos o nome da nova presidente da Agrespi, Thaís Araripe, justamente para exercer essa função reguladora. Não entendo a razão de se contratar outra entidade para fiscalizar o que já é responsabilidade da agência. É preciso transparência”, afirmou B. Sá.


Segurança em Oeiras - 
O deputado também repercutiu a insatisfação popular com a transferência do tenente-coronel Félix do comando do 14º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Oeiras, para o município de Uruçuí. B. Sá destacou que a população vinha percebendo avanços na segurança pública sob a liderança do oficial, o que gerou surpresa com a mudança. “O clima de segurança estava sendo restabelecido em Oeiras e, de forma repentina, o comandante foi transferido. A população está revoltada e quer compreender os motivos dessa decisão”, declarou.


Reposta
– O vice-líder do Governo, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), afirmou que a transferência já estava prevista e que o trabalho bem-sucedido do tenente-coronel será replicado em Uruçuí. “Ele está sendo deslocado para aplicar a mesma estratégia eficaz em outra região. Um novo comandante, com o mesmo perfil, será designado para Oeiras”, garantiu.


Os deputados Gil Carlos (PT) e Francisco Limma (PT) também se pronunciaram, destacando a relevância do trabalho desempenhado por Félix e reconhecendo a mobilização de vereadores e moradores de Oeiras em prol da permanência do oficial no município.

 

Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles