Psicopedagogos são homenageados em sessão solene da Alepi

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 06/11/2025 13h35, última modificação 06/11/2025 13h49
Deputado Francisco Limma (PT) quer instituir o Dia Estadual da categoria
Psicopedagogos são homenageados em sessão solene da Alepi

Foto: Thiago Amaral / Ascom Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou sessão solene, na manhã desta quarta-feira (6), em homenagem aos profissionais de psicopedagogia, um requerimento de autoria do vice-presidente da Casa, deputado Francisco Limma (PT). A celebração fez alusão ao Dia Nacional do Psicopedagogo, comemorado em 12 de novembro.

 


Para o parlamentar, a solenidade é um momento de reconhecer a relevância desses profissionais para a saúde e a educação no Estado: “Esses profissionais muitas vezes trabalham silenciosamente, mas são essenciais para o futuro da sociedade, principalmente quando dedica a crianças e jovens o seu compromisso com cada pessoa que enfrenta dificuldade e precisa de acolhimento, escuta e proteção para seguir em frente. Onde houver alguém precisando se fortalecer para a aprendizagem, acreditar em si mesmo, lá certamente estará o profissional de psicopedagogia, transformando o desafio das pessoas em oportunidade de crescimento”.

 


Na ocasião, a psicopedagoga e mãe dois adolescentes assistidos pela Associação Brasileira de Psicopedagogos do Piauí (ABPp), Marcibelly Fernandes da Silva, contou um pouco da sua história, pontuando a contribuição da psicopedagogia para o desenvolvimento escolar dos seus filhos, um diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o outro com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), não apenas no desenvolvimento escolar como na inclusão.

 

IMAGENS DO DIA


“A psicopedagogia nos deu o suporte necessário à compreensão, principalmente do diagnóstico. Fui muito bem acolhida pela psicopedagoga, que indicou o diagnóstico terapêutico, importante para o diagnóstico precoce e encaminhamento para atendimento fonoaudiológico e assistência social”, relatou. Entre as contribuições da profissão, ela também apontou o auxílio na identificação do diagnóstico, intervenção do apoio individualizado, promoção da autoestima e inclusão educacional.

 


Durante a solenidade, a presidente do Sindicato Nacional dos Psicopedagogos do Brasil, Jossandra da Costa Barbosa, alertou sobre a importância da regulamentação da profissão para o reconhecimento profissional e a promoção de políticas públicas. “Os profissionais formados na educação que atuam na psicopedagogia não têm os mesmos direitos de quem tem uma formação em psicologia. A regulamentação hoje se torna urgente e prioritária”, defendeu.

 


Já a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) – Secção Piauí, Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pirerote, falou sobre a atuação da entidade na formação, aprimoramento técnico e científico da profissão de psicopedagogo.

 


Além delas, também compuseram a mesa de honra a vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogos do Piauí, Benilde Ferreira de Assunção Farias; a vice-presidente do Sindicato Nacional dos Psicopedagogos do Brasil, Suely Clímaco da Silva Sousa; o presidente da Comissão de Direito da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, Márcio Vinícius Lopes de OIiveira Leal, representando a OAB Piauí; e o advogado do Sindicato dos Psicopedagogos e especialista em inclusão escolar, Sérgio Ramos.

 

Dia Estadual do Psicopedagogo – Tramita na Alepi o Projeto de Lei Ordinária que institui o Dia Estadual do Psicopedagogo em 12 de novembro, com a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Piauí. Conforme o autor da proposição, deputado Francisco Limma, o objetivo é homenagear e reconhecer a importância desses profissionais para as áreas de Saúde e da Educação do Piauí, atuando na identificação, prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem, de forma integrada, alcançando estudantes, suas famílias, educadores e instituições de ensino.

 

Mayara Valença - Edição: Nícolas Barbosa