Prorrogada atualização cadastral de servidores
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) iniciou, no último dia 12 de agosto, o processo de atualização cadastral dos servidores comissionados. O prazo segue aberto até 30 de setembro de 2025. É importante que os servidores realizem a atualização dos dados para não terem pagamento salarial interrompido.
O processo é realizado no portal Transparência da Alepi através da matrícula e senha. É necessária a preparação dos documentos a serem enviados e serão validados pela Gestão de Recursos Humanos da Casa. Se houver inconsistências, o servidor deverá refazer o cadastro, de acordo com o site.
Novas certidões negativas serão exigidas. A lista foi ampliada, passando a incluir certidões negativas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e da União, além da certidão negativa de improbidade administrativa emitida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), neste caso, o servidor deve selecionar a opção “eleitoral”.
A medida tem o objetivo de reforçar o controle, a fiscalização e a regularidade da folha de pagamento, garantindo maior transparência e eficiência na gestão pública.
Confira o passo a passo para atualização cadastral:
1- Reúna a documentação necessária: todos os documentos devem estar digitalizados para envio no sistema;
2- Baixe, imprima e assine o Termo de Acúmulo de Cargo e Parentesco: o termo deve ser anexado junto com as certidões;
3- Anexe os arquivos no sistema: é preciso verificar se todos estão legíveis e corretos antes de enviar
4- Salve os dados: após a conclusão, não será possível realizar alterações;
5- Aguarde a análise do RH: o setor de Recursos Humanos validará as informações e documentos;
6- Regularize pendências, se houver: em caso de inconsistências, o servidor deverá refazer o cadastro.
Liuce Santos/ Edição: Katya D'Angelles