Proposta de homenagem a pessoas que combatem a fome avança na CCJ
Foram aprovados, na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (07), dois Projetos de Resolução para a criação de novas Medalhas do Mérito Legislativo, ambos de iniciativa do vice-presidente da Casa, deputado Francisco Limma (PT).
O Projeto de Resolução nº 9 de 2025 institui a Medalha do Esporte "Cesário de Oliveira Sousa" e foi relatada favoravelmente por Fábio Novo (PT). A iniciativa se destina a homenagear esportistas e pessoas que defendam e fomentem o esporte no Piauí.
Também relatado por Fábio Novo, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 10 de 2025, que cria a Medalha do Mérito a Fomentadores da Soberania e Segurança Alimentar "Francisca Maria de Moura - Neguinha da Vila Irmã Dulce". O objetivo é dar destaque àquelas pessoas que prestem relevantes trabalhos em defesa da segurança alimentar no Estado.
Títulos de Cidadania - Sete Títulos de Cidadania Piauiense foram aprovados na reunião. A deputada Bárbara do Firmino (PP) é a autora da concessão ao procurador do Estado do Piaui, Yury Rufino Queiroz. Flávio Coelho de Albuquerque e Cynthia Rúbia Ferreira também podem ser agraciados por iniciativa da parlamentar.
Gessivaldo Isaías (Republicanos) é autor do requerimento da honraria a Rubens Marinho da Silva e John Wann Silva. Já os parlamentares Rubens Vieira (PT) e Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) propuseram a entrega do Título a Antônio Fernando Souza Oliveira e Dirceu Fernandes Silva, o Pastor Dirceu Neto, respectivamente.
Além do presidente da CCJ, deputado Henrique Pires (MDB), participaram da reunião o vice-presidente da Comissão, deputado Fábio Novo (PT), Gessivaldo Isaías (Republicanos), Evaldo Gomes (Solidariedade), Oliveira Neto (PT), Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), Ziza Carvalho (MDB), Hélio Isaías (PT), líder do partido Warton Lacerda (PT), Rubens Vieira (PT), Hélio Rodrigues (PT) e Gracinha Mão Santa (PP).
Mayara Valença - Edição: Nícolas Barbosa