Projeto Mente em Foco inicia atendimentos a autistas em Oeiras

por Katya D'Angelles publicado 16/07/2025 12h40, última modificação 16/07/2025 13h17
Os atendimentos acontecem na sede da Secretaria Municipal de Saúde e seguem até sábado (19)

Teve início, nesta quarta-feira (16), na cidade de Oeiras, o projeto Mente em Foco. A iniciativa, realizada com apoio do deputado estadual Franzé Silva (PT), visa levar para o interior do Piauí o microônibus que funciona como consultório itinerante e que atende a crianças de 3 a 10 anos, vindas de famílias de baixa renda, possibilitando acesso gratuito a consultas médicas e, caso confirmado o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), a emissão do laudo.

 

Os atendimentos seguem até sábado (19), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Av. Floriano Peixoto, 417, bairro Rodagem de Floriano, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h - à exceção do último dia, que será de 8h às 12h. O deputado Franzé Silva destaca a necessidade do diagnóstico correto e do laudo médico, para ter acesso a direitos, políticas públicas e programas governamentais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

“Eu sou pai de dias crianças autistas, sei como é difícil os cuidados a filhos nessa condição e essa dificuldade aumenta quando se trata de famílias pobres. As consultas são caras, chegam a custar R$ 900, e uma família de baixa renda, que às vezes não tem dinheiro pra alimentar seus filhos, não tem condições de pagar essa despesa. Então, o Mente em Foco vem para, através de um atendimento especializado e gratuito, proporcionar acesso à consulta, diagnóstico e laudo”, pontua Franzé.

 

O prefeito Hailton Alves destaca a importância do projeto Mente em Foco para a política pública de inclusão no município, ao dar acesso a pessoas de baixa renda a um atendimento especializado. “Minha esposa e eu somos pais atípicos. Quando vi esse projeto sendo iniciado, imediatamente, mandei mensagem para o deputado Franzé e falei da importância de trazermos o Mente em Foco para Oeiras. Estamos contentes que tenha dado certo e vamos garantir o melhor atendimento”, frisa.

 

Como funciona o Mente em Foco

 

Através do projeto Mente em Foco, as crianças são atendidas em um microônibus adaptado com sala sensorial, por uma equipe multidisciplinar formada por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.

 

Para ser atendida, a criança deve ter de 3 a 10 anos de idade; apresentar comportamento atípico; estar cadastrada no CadÚnico; ser referenciada por profissionais da Educação, Saúde e da Assistência Social; possuir encaminhamento médico ou de profissional da área; nunca ter realizado primeira consulta ou avaliação com profissionais da área.

 

A documentação necessária é a Certidão de Nascimento ou documento com foto. As etapas do projeto são a captação ativa, avaliação clínica e triagem, avaliação comportamental clínica, através de interações dentro do microônibus, diagnóstico, encaminhamentos às redes de apoio municipal e estadual e companhamento jurídico.

 

Características do microônibus

 

O espaço do microônibus com sala sensorial conta com mesa para análise de escrita, painel sensorial, baú de brinquedo, piscina de bolinhas e área estofada para interação com profissionais e a família. Todos os elementos foram projetados com iluminação neutra para melhorar a sensibilidade visual.

 

Ascom Parlamentar- Edição: Katya D’Angelles