Projeto de lei propõe criação da campanha Janeiro Branco no Piauí
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira (1º), projeto de lei do deputado Gustavo Neiva (PP) que busca criar o Janeiro Branco, quando uma semana desse mês seria destinada a ações para promoção de saúde mental e de bem-estar emocional, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio.
“O movimento Janeiro Branco, já amplamente difundido em todo o país, vem ganhando força por propor reflexões sobre saúde mental logo no início do ano, período simbolicamente propício à renovação de metas e cuidados pessoais. No Piauí, sua instituição oficial representa um compromisso do Poder Público com a construção de políticas públicas efetivas e contínuas de prevenção, acolhimento e promoção do equilíbrio emocional”, explica Neiva.
Entre as ações previstas na matéria estão campanhas educativas, palestras, rodas de conversa, capacitação profissional, iluminação de prédios públicos e disponibilização de serviços de saúde mental.
Vias – O deputado Ziza Carvalho (MDB) apresentou requerimentos, endereçados ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), para que seja colocado asfalto em trecho de 2 Km entre a PI-143 e o povoado Conceição Velha, em Conceição do Canindé; e feita terraplanagem em trecho que liga a BR-407 à localidade Angical, em Paulistana.
Marden Menezes (PSD) também apresentou, na sessão plenária da Alepi, requerimento a ser enviado ao DER-PI solicitando a construção de quebra-molas em trechos das rodovias PI-211, entre Joaquim Pires e Esperantina, e PI-112, entre Joaquim Pires e Luzilândia.
Água – De autoria da deputada Gracinha Mão Santa (PP), foi lido o requerimento, endereçado à Secretaria de Estado da Administração, à Águas do Piauí e à secretaria-geral da Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí, que cobra ações definitivas a médio e longo prazo para combater a falta de água e de saneamento básico nos municípios do Piauí.
Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa