Programa educacional sobre os perigos dos jogos de azar é apresentado na Alepi

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 14/07/2025 12h30, última modificação 14/07/2025 13h44
Para o deputado Dr. Hélio, o diálogo entre famílias, escolas e sociedade deve ser incentivado

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nesta segunda-feira (14), projeto de lei do deputado Dr. Hélio (MDB) que propõe a criação do Programa Educacional Fim de Jogo, que trata dos malefícios dos jogos de azar e apostas. Para o parlamentar, a conscientização sobre os perigos deve ocorrer desde a infância.

 

 

As atividades previstas incluem estimular práticas alternativas de lazer, como leitura, esportes e cultura; incentivar o diálogo entre escola, família e sociedade; e o treinamento de docentes e demais profissionais da educação para reconhecerem sinais problemáticos entre os usuários.

 

 

“A implementação de um programa educacional que aborde esses temas de forma direta e didática se faz necessária para promover a conscientização desde a infância, prevenindo o desenvolvimento de hábitos prejudiciais. O projeto de lei visa a criação de uma cultura de uso responsável da tecnologia e de prevenção ao vício em jogos de azar”, disse Dr. Hélio.

 

Requerimentos – Foram lidos na sessão plenária desta quarta-feira dois requerimentos da deputada Vanessa Tapety (MDB). Um solicita à Alepi a realização de sessão solene em homenagem ao Educandário Santa Maria Gorette. O outro requerimento é endereçado ao DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem), pedindo a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso à comunidade Buriti do Rei, em Oeiras.

 

Ministério Público – A Assembleia Legislativa recebeu projeto de lei do Ministério Público do Piauí que trata da possibilidade de progressão funcional do servidor que esteja cedido a outro órgão ou entidade da Administração Pública.

 

Automobilismo – O Governo do Estado enviou à Alepi projeto para que seja cedido um imóvel pertencente ao patrimônio público estadual para a Federação de Automobilismo do Piauí.

 

Corretores – O deputado Gustavo Neiva (PP) apresentou projeto de lei para garantir atendimento prioritário aos corretores de imóveis no exercício da profissão.

 

 Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa