Plenário aprova audiência pública para debater salário dos professores

por Katya D'Angelles publicado 14/10/2025 14h05, última modificação 14/10/2025 14h07
Gustavo Neiva diz que vai propor audiência para debater gestão de hospitais do interior
Plenário aprova  audiência pública para debater salário dos professores

Foto: Thiago Amaral/Ascom Alepi

Os deputados aprovaram, na sessão plenária desta terça-feira (14) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), um requerimento apresentado por Gustavo Neiva (Progressistas) para que seja realizada uma audiência pública para debater o Plano de Cargos e Salários dos Professores da Rede Estadual de Ensino. A Comissão de Saúde, Educação e Cultura vai sediar a audiência que ainda deve ter a sua data marcada.

 

Durante a sessão plenária, Gustavo Neiva sinalizou que deve propor uma audiência pública para debater a gestão dos hospitais do interior do estado. O foco é nas unidades que são geridas por OS’s (Organização Sociais), caso da cidade de Floriano, onde os vereadores aprovaram audiência pública para discutir a queda da qualidade do atendimento e a empresa não compareceu à Câmara Municipal.

 

“É chegada a hora de nós debatermos aqui na Assembleia Legislativa esse modelo de gestão que foi iniciado com a intenção de privatizar a saúde pública e passar para essas OS’s a responsabilidade de promoção da saúde pública. Nós estamos sentindo uma piora generalizada. Porque antes, a gente via os pacientes reclamando de filas e falta de medicamentos, mas agora, a gente também escuta os funcionários reclamando da pressão e da falta do cumprimento de direitos”, criticou o deputado.

 

Além das audiências públicas, Gustavo Neiva é autor de requerimento aprovado que solicita ao Governo do Estado uma companhia destacada do Corpo de Bombeiros em Uruçuí. O documento foi subscrito pelo deputado Tiago Vasconcelos (MDB). 

 

ExecutivoO Governo do Estado encaminhou para a Alepi, projeto para adequar a legislação que regulamenta o Conselho Deliberativo do Fundo de Equalização para o Empreendedor, responsável por acompanhar a gestão e aplicação de recursos deste fundo. A modificação permite que as entidades membros do Conselho ampliem as possibilidades de indicação de representantes.

 

HomenagensO deputado Fábio Novo (PT) apresentou duas propostas de homenagem na sessão plenária desta terça-feira. Ele requereu a realização de uma sessão solene para celebrar os 40 anos da Escola Estadual de Dança do Piauí Lenir Argento e propôs a concessão do título de cidadania à dramaturga Ísis Baião.

 

Tiago Vasconcelos (MDB) e Dr. Gil Carlos (PT) também propuseram a concessão de título de cidadania. O primeiro é autor da homenagem a Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior e o segundo a Adilson de Apiaim.

 

RepúdioOs deputados aprovaram na sessão plenária o envio de uma nota de repúdio à Câmara dos Deputados por falas do deputado Zé Trovão (PL-SC) durante a Comissão Parlamentar de Inquérito do INSS. A iniciativa de Henrique Pires (MDB) se deve ao parlamentar catarinense ter afirmado que escritórios de advocacia serviriam como instrumentos para práticas criminosas, como lavagem de dinheiro.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles