Estudantes de Direito conhecem instalações da Alepi em visita guiada

por Katya D'Angelles publicado 16/09/2025 14h20, última modificação 17/09/2025 09h24
Os alunos do 5º período Uespi também participam da Liga Acadêmica de Estudos Constitucionais

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu mais uma turma de alunos da Universidade Estadual do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (16), realizou uma visita guiada pelos setores do Legislativo e funcionários explicaram como ocorre o trâmite dos projetos. Os estudantes cursam a disciplina de Direito Constitucional e fazem parte da Liga Acadêmica de Estudos Constitucionais (LAEC).

 

O deputado Tiago Vasconcelos (MDB) enalteceu a visita dos acadêmicos, pois eles puderam compreender os processos, “saber como funciona o papel do parlamentar, como são as funções e obrigações, o papel de fiscalizar as atividades do Executivo, de representar a população e de criar leis. […] Eu acho que hoje eles têm a oportunidade de ter esse grande aprendizado, essa vivência,”, disse.


O chefe de gabinete da presidência da Alepi, Emanuelito Costa, explicou aos estudantes o processo de elaboração e votação dos projetos. Costa disse que, para uma matéria ser criada, é preciso analisar a aplicabilidade e a viabilidade da futura lei. Marcela Lima, secretária de comissões técnicas, detalhou a tramitação dos projetos, desde a leitura, a análise nas comissões e a votação em plenário.


O professor da Uespi, Eduardo Diniz, disse que o objetivo é aprender sobre o funcionamento do Legislativo e realizar debates, promover palestras e levar as informações para a sala de aula. O professor contou que tem a intenção de realizar visitas semestrais ao Poder, com novos alunos. “Esses alunos já estão no quinto período, daqui a pouco vão sair. Então a gente tem que manter essa chama viva de informações dentro da própria universidade”, afirmou.


“A visita tem sido importante para entender como é que funciona geograficamente, fisicamente, como os trabalhos acontecem aqui. É muito importante para que nós, futuros operadores do Direito, tenhamos essa noção, porque a gente mexe diretamente com os direitos constitucionais, e com todos os outros”, finalizou o estudante Aécio Dalton.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles