O programa Bem-estar Alepi já realizou quase mil atendimentos

por Katya D'Angelles publicado 29/12/2025 09h00, última modificação 29/12/2025 10h19
Meta é ampliar a oferta de atendimentos

 Em aproximadamente 3 meses do funcionamento do programa Bem-estar Estar Alepi, já foram feitos mais de 250 atendimentos individualizados em Terapias Integrativas e aproximadamente 140 atendimentos em psicologia. Além disso, a equipe de terapias integrativas atendeu quase 500 pessoas nos dois dias de eventos do Assembleia em Ação, feitos na praça do Mocambinho e na praça do Renascença I, e no dia do servidor da Alepi, levando acolhimento, alívio das dores e bem-estar.

 


O Programa Bem-estar da Alepi procura principal promover ações de promoção em saúde mental e de bem-estar aos servidores e colaboradores da Alepi por meio de ações integradas que envolvam acolhimento, escuta ativa, terapias integrativas e complementares, atendimentos em psicologia e rodas de conversa contribuindo para a melhoria da saúde mental e emocional, redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão no ambiente de trabalho.

 


Os atendimentos são realizados em uma sala de descompressão, montada exclusivamente para dar um suporte em saúde mental e emocional aos colaboradores da casa. Nessa sala são realizados atendimentos com terapeutas especialistas em práticas integrativas e complementares (como Acupuntura, Massoterapia, Ventosas, Aromaterapia, Mindfulness, entre outros) que auxiliam na regulação emocional, diminuição de dores físicas e emocionais, no manejo do estresse e prevenção de burn out, além de atendimentos com profissional da psicologia.



A funcionária da Casa, Gesislane Alves relatou sua experiência como bastante positiva no programa Bem-Estar Alepi. Ela fez massagem com ventosas e pedras quentes, e se sentiu muito bem, especialmente em uma semana tensa pela rotina de trabalho. “Senti-me muito bem, principalmente nesta semana, na qual a tensão era maior. O evento de solidariedade, no qual trabalho no setor de cerimonial, demanda bastante, e ficamos naturalmente tensos ao lidar com o público”, afirmou.




Ela ainda elogiou a iniciativa, destacando a importância do programa para a saúde e o bem-estar dos funcionários, e mencionou que também há atendimento psicológico.” Além da massagem, descobri que o programa oferece atendimento psicológico É fundamental cuidar da saúde mental, especialmente atualmente, e buscar ajuda profissional, seja ela psicológica ou relaxante…”, ressaltou Gesislane.




“Estamos estudando a possibilidade de ampliar a oferta aos atendimentos, especialmente de terapias integrativas onde a demanda tem sido enorme. Temos recebido muitos feedbacks dos servidores que relatam alívio de dores e sensação de bem-estar após a sessão. As terapias integrativas aplicadas na Sala de Descompressão da Alepi têm mostrado resultados extremamente positivos porque atuam diretamente em quatro dimensões que impactam o desempenho e o bem-estar do servidor: físico, mental, emocional e social”, afirmou a terapeuta, Kalu Falcão.





A terapeuta também ressaltou que a Rádio Alepi 98.3 FM está estreando o programa Bem-Estar, sob o meu comando. “O programa vem lembrar a todos que a vida presta. Apesar do cansaço, das decepções, do desânimo que muitos estão sentindo neste fim de ano, ainda existem beleza, sentido, esperança e propósito”, destaca a terapeuta.



 

Liuce Santos/Edição: Nicolas Barbosa