Nova edição do Parlamento do Futuro tem início neste domingo (22)

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 19/02/2026 12h50, última modificação 19/02/2026 12h51
30 estudantes da rede pública vão simular a rotina dos deputados estaduais
Nova edição do Parlamento do Futuro tem início neste domingo (22)

Primeira edição aconteceu em 2024. Foto: Thiago Amaral / Ascom Alepi

O projeto Parlamento do Futuro, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por meio da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, tem início neste domingo (22), com a recepção de deputados aos estudantes em Teresina e com palestra sobre oratória ministrada pelo professor Luiz Marinho. O projeto receberá 30 alunos, dos 1º e 2º anos do Ensino Médio da rede pública, eleitos em cada um dos 12 territórios piauienses. A primeira edição foi realizada em 2024.

 

 

O presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), disse que a iniciativa tem o objetivo de integrar a juventude à vida política: “Permite que eles tenham esse contato direto com seus colegas para serem seus representantes na Assembleia. Eles irão apresentar projetos de lei, fazer discussões, eleger seus presidentes, participar das comissões temáticas para que, ao final, apresentem projetos de lei que serão importantes para a sociedade piauiense”.

 

 

Emanuellito Costa, chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, explicou que a programação conta com eventos entre os dias 22 e 25 de fevereiro. No domingo será a recepção, e os dias 23, 24 e 25 contarão com atividades legislativas, como diplomação no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), sessão de posse, eleição da Mesa Diretora, reuniões de comissões técnicas e discussão e votação de projetos.

 

 

“Eles vão entender como é que funciona o nosso sistema, o Poder Legislativo, participando do dia a dia, como é que funcionam as atividades aqui na Assembleia. Eles praticamente vão se tornar deputados e vão entender como é a função de um deputado estadual. Vejo com muita importância o Parlamento do Futuro, principalmente para a educação desses jovens, para a formação desses cidadãos”, afirmou Emanuellito Costa.

 

 

O palestrante Luiz Marinho explica a importância desse tema para os estudantes participantes do projeto: “Para os jovens do Parlamento do Futuro, que terão uma experiência legislativa, eles precisam saber se expressar, se comunicar adequadamente para que entendam o que é a oratória política, a oratória dentro da liderança e como trabalhar a oratória nos relacionamentos”.

 

 

Parlamento do Futuro – O Parlamento do Futuro surgiu a partir de projeto de resolução do deputado Francisco Limma (PT), aprovado em 2023, teve sua primeira edição realizada em fevereiro de 2024 e foi finalista do Prêmio Assembleia Cidadã, organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

 

“Esse é um projeto que permite a integração da juventude com a política. Os espaços educacionais são espaços que projetam novos líderes, novas lideranças. Então combina cidadania com democracia”, afirma Francisco Limma.

 

 

Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa