Nilza Sales recebe Título de Cidadã Piauiense
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou sessão solene de entrega de Título de Cidadania Piauiense a Nilza Sales Diógenes Pessoa nesta sexta-feira (5). A homenagem foi uma proposição do ex-presidente da Casa, Franzé Silva (PT).
Natural de Fortaleza, no Ceará, a homenageada soma algumas décadas trabalhando no serviço público do Piauí, contribuindo com a sociedade piauiense por meio do seu trabalho. A cearense formou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará e se mudou para Teresina em 1974, onde ocupou vários cargos na esfera pública, tais como chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, subsecretária de Planejamento da Prefeitura de Teresina e gerente de Administração e Finanças da Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Piauí. Atualmente, trabalha como assessora na Alepi.
Para Franzé Silva, a agraciada cumpre uma missão de servir bem ao longo da sua vida pública. “Sabemos que desde cedo ela tem empatia e dedicação com as missões que recebe. Veio para o Piauí pelo casamento, constituiu família e exerceu diversas missões. Ficamos impressionados com como ela conduz os trabalhos. Hoje estamos reverenciando sua missão no Piauí”, frisou o parlamentar. Além de narrar sua história com o solo piauiense, Nilza Pessoa falou sobre o seu sentimento com a iniciativa parlamentar. Emocionada, ela relata que chegou ao Piauí e nunca mais foi embora. “Meus irmãos, todos vieram para cá porque eu vim. Eu era a mais velha e já estava trabalhando. Já me considerava completamente piauiense antes de receber este título”, assegurou.
Na ocasião, o filho de Nilza George Diógenes Pessoa, exaltou a multiplicidade de Nilza e seus ensinamentos. “A ideia de empoderamento é que as mulheres têm que assumir a sua história com autonomia e dignidade. Quem me ensinou tudo isso sem mencionar o termo foi minha mãe. Eu sabia que a mulher tinha que ter espaço, ser profissional, por meio do exemplo diário. Ela sempre foi e continua sendo o maior símbolo do que é a força feminina”, destacou. O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Ribeiro Júnior, também usou a tribuna para exaltar o legado da servidora pública. “Nilza é uma pessoa com grande capacidade de trabalho, mas também de abrir o horizonte, o trabalho flui com qualidade e alegria. Esse é um momento de grande felicidade, de festa para todos nós. A Alepi, ao conceder o título, reconhece as qualidades pessoas da Nilza, mas também reconhecimento ao processo de formação no nosso Estado”, defendeu.
IMAGENS DO DIA
Mayara Valença – Edição: Katya D'Angelles