Melhorias nas rodovias piauienses são mostradas em audiência pública

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 17/11/2025 13h50, última modificação 17/11/2025 14h24
O Piauí possui 8,8 mil quilômetros de estradas pavimentadas
Melhorias nas rodovias piauienses são mostradas em audiência pública

Foto: Régis Falcão / Ascom Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta segunda-feira (17), audiência pública que debateu as melhorias nas rodovias estaduais e perspectivas futuras. A reunião ocorreu no âmbito da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e foi proposta pelo vice-presidente da Casa, Francisco Limma (PT).

 
Com o tema “Gestão, inovação e resultados: a nova infraestrutura rodoviária do Piauí”, Leonardo Sobral, diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER-PI), contou que entre 2022 e 2025 houve o investimento de R$ 3,1 bilhões de reais, resultando na recuperação de 7.763 km, que contemplou 185 municípios. O diretor afirmou que o objetivo é beneficiar todas as cidades do Piauí até o final de 2026.

 
Entre os avanços apresentados na Comissão da Alepi, Leonardo Sobral destacou as melhorias em rotas turísticas, como a Rota do Norte, que liga Teresina ao litoral, passando pela região dos Cocais; a Rota da Fé, até à cidade de Santa Cruz do Milagres; e a Rota Leste, que interliga o sul piauiense ao restante do estado.

 
O anel rodoviário da soja foi bastante debatido entre os presentes, com o diretor do DER explicando que são 627 km de rodovias para o escoamento da produção agrícola. Para 2025 a projeção é de que 5,7 milhões de toneladas de grãos passem por lá – em torno de R$ 13 bilhões de reais.

 

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O deputado Franzé Silva (PT) questionou se há planejamento para a manutenção das vias, pois o investimento veio de empréstimos e é preciso de autossuficiência. João Mádison (MDB), líder do partido, afirmou que as Parcerias Público-Privadas (PPP) conseguem realizar as manutenções de forma mais eficiente do que o estado. “Quando faz uma PPP fica mais fácil de andar nas estradas, porque o estado não consegue ter verba para ficar cuidando - tem agora por conta dos empréstimos”, disse Mádison.

 
Leonardo Sobral explicou que a intenção é expandir o modelo de PPP para outras rodovias piauienses e que estudos de viabilidade estão sendo realizados. O diretor contou que as PI-141 e a PI-140 demonstraram potencial. “Para haver confiança do privado, o estado tem que fazer a recuperação das rodovias e mostrar que é uma política de estado e atrair mais empresas privadas”, argumentou.

 
O parlamentar Wilson Brandão (PP) afirmou que houve grandes melhorias nos últimos anos, mas pediu ao DER-PI mais atenção na qualidade do asfalto, relatando que apareceram buracos nas estradas próximas a Pedro II logo após o término das obras. Francisco Limma e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, também elogiaram as melhorias nas rodovias do Piauí.

 
Entre os presentes na audiência pública, também estiveram o presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), Fábio Novo (PT), Tiago Vasconcelos (MDB), a deputada licenciada Simone Pereira (MDB) e o ex-governador Freitas Neto, representando a Federação das Indústrias do Estado do Piauí.

Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa