Legislativo comemora Jubileu de Ouro do CREA-PI

por Katya D'Angelles publicado 19/09/2025 13h20, última modificação 19/09/2025 13h20
O papel da entidade foi reverenciado pela atuação ao longo desses 50 anos

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta sexta-feira (19), sessão solene em homenagem ao Jubileu de Ouro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI). A solenidade integra as festividades pelos 50 anos da entidade, que representa aproximadamente 20 mil profissionais das engenharias, agronomia e geociências.


A solenidade foi conduzida pelo deputado e engenheiro civil Henrique Pires (MDB), representando o proponente da homenagem e presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), que se encontra em agenda externa. Henrique Pires destacou a relação próxima do Legislativo com o CREA, mencionando os parlamentares que, assim como ele, são profissionais da engenharia: Francisco Limma (PT), Wilson Brandão (PP) e Gracinha Mão Santa (PP).



“Nesses 50 anos, o CREA Piauí trabalhou incessantemente para proteger a sociedade piauiense. Sempre buscando o desenvolvimento do estado. Hoje, o Piauí trabalha principalmente em três frentes: mineração, agronegócio e energias renováveis. Tudo isso envolve a engenharia”, disse o presidente do CREA-PI, Hércules Medeiros, que agradeceu à Casa do Povo pelo reconhecimento e pela perspectiva de criação da Frente Parlamentar das Engenharias, encabeçada pelo deputado Wilson Brandão.



O diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-PI e chefe da Engenharia da Alepi, Andrei Costa, ressaltou a importância do CREA para o estado. “O CREA tornou-se pilar de desenvolvimento do nosso estado, garantindo que a engenharia, a agronomia e as geociências estivessem a serviço do progresso e da segurança da sociedade piauiense. Cada obra, cada estrada que transformou a vida das pessoas teve a marca da engenharia responsável, ética e comprometida”, frisou Andrei.


A Coordenadora Estadual do Programa Mulher do CREA-PI, Daniella Tavares, enfatizou a luta das mulheres engenheiras em um ambiente ainda permeado pelo machismo. “Se hoje não é fácil, imagine há 50 anos. [...] Representamos 20% do Conselho. É um número tímido, mas é uma vitória. Proponho aqui uma reflexão aos grandes empresários e líderes: que tenham mais atenção às engenheiras, que precisam de oportunidade, de visibilidade”, disse.

 


SESSÃO SOLENE HOMENAGEM AO JUBILEU DE OURO DO CREA PI (30).jpg


O presidente da Academia de Letras da Engenharia, José Borges Araújo, chamou atenção para a importância dos CREAs para o crescimento ordenado das cidades, para a segurança das obras públicas e privadas, incentivo à inovação tecnológica, apoio às universidades e formação de profissionais. “Cada registro, cada orientação significa passos firmes em direção a uma engenharia responsável, comprometida com o futuro”, pontuou.



O presidente do Sindicato dos Engenheiros, Antônio Florentino, manifestou a alegria de poder participar da comemoração pelo Jubileu de Ouro do CREA, entidade parceira do Sindicato. Parceria também foi a palavra-chave do discurso do representante da OAB-PI, Gabriel Pierot, que relatou a luta da Ordem, junto ao CREA, contra a cobrança de ICMS sobre as energias renováveis.

 

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles