Investigadores de polícia são homenageados em solenidade na Alepi
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quinta-feira (04), sessão solene em homenagem aos oficiais investigadores de polícia pelo dia dedicado a esses profissionais. A homenagem foi proposta pelo deputado Fábio Novo (PT).
O parlamentar celebrou a importância dos oficiais investigadores de polícia, destacando a união da categoria e o reconhecimento institucional. Ele ressaltou a valorização profissional e o fortalecimento do cargo, enfatizando o papel crucial desses profissionais na investigação criminal e na proteção da dignidade humana. “É uma homenagem merecida a estes profissionais que dedicam grande parte das suas vidas ao serviço público, contribuindo de forma decisiva para a segurança da sociedade que é o país”, afirmou.
Fábio Novo também comemorou a queda significativa nos índices de criminalidade em Teresina e no Piauí, incluindo homicídios, roubos de celulares e veículos, atribuindo o sucesso a ações como o Pacto pela Ordem e a desarticulação de grupos criminosos. "O Piauí se destaca nacionalmente e regionalmente pelos seus bons indicadores de segurança e pela recuperação de bens roubados”, ressaltou.
“Os avanços são expressivos e a eles devemos muito a essa categoria no enfrentamento aos crimes contra a vida e aos delitos patrimoniais ao longo dos últimos três anos. Os homicídios consumados vêm diminuindo de forma contínua desde 2023 quando foram registrados 12 casos. Em 2024 caiu para 8 e em 2025 até novembro estão cinco homicídios que foram contados”, concluiu o deputado.
“Muito importante essa sessão aqui para homenagear os nossos oficiais investigadores de polícia. Eu fui agente de polícia durante seis anos. Hoje, o cargo é oficial investigador. Eu fui transformado, mas é uma profissão que eu conheço bem, antes de ser delegado. Tem uma excelente relação com a base. O trabalho dos oficiais investigadores vem se fortalecendo muito, principalmente com o advento da Lei Orgânica Nacional, que nós já aderimos a boa parte dela. As atribuições dos oficiais investigadores aumentaram. Os relatórios deles hoje têm até o caráter de cientificidade. Relatórios muito técnicos que mostram toda a dinâmica de um crime. Nós temos oficiais investigadores exercendo cargos de confiança conosco. Temos um quadro muito preparado, muito importante para a investigação policial”, afirmou o delegado-geral Luccy Keyko.
Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (Sinpolpi), Isaac Vilarinho ressaltou que o Piauí é o primeiro estado a reconhecer o Dia do Oficial Investigador de Polícia. Ele expressou honra em discursar na Assembleia Legislativa, destacando a importância simbólica do reconhecimento. Ele homenageou os policiais aposentados, veteranos, em serviço e aqueles que morreram em serviço. Finalizando sua fala ele ainda ressaltou a presença crescente de mulheres na polícia e sua força, enfatizando a importância de sua representação.
Estiveram presentes na solenidade, representantes da Secretaria Estadual de Segurança, Delegacia Geral da Polícia Civil, Associação dos Policiais Civis do Piauí, Sindicato dos Policiais do Piauí e outras entidades interessadas.
Liuce Santos - Edição: Nicolas Barbosa