Indicativo defende contratação de plano de saúde para servidores

por Katya D'Angelles publicado 09/09/2025 13h05, última modificação 09/09/2025 13h40
A proposta de autoria de Dr. Felipe Sampaio (MDB) permitida a inclusão de dependentes

O deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB) apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (9) Indicativo de Projeto de Lei que autoriza o poder público estadual a contratar plano de saúde aos servidores ativos, efetivos, comissionados e contratados. Pela proposta, o custeio do plano de saúde poderá ser integral ou parcial e poderão ser incluídos dependentes.

 

“A valorização do servidor público é um dos pilares para a eficiência da administração estatal. Servidores que dispõem de condições adequadas de saúde e bem-estar apresentam maior motivação, produtividade e qualidade no exercício de suas atribuições, o que se reflete diretamente na prestação de serviços ao cidadão piauiense”, argumentou o parlamentar.

 

Como se trata de um Indicativo de Projeto de Lei, a proposta deve ser aprovada na Alepi e, então, encaminhada ao Executivo, que decide se reenvia a proposta à Assembleia Legislativa como projeto de lei.

 

INFRAESTRUTURA – O Plenário da Alepi aprovou o requerimento do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) que pede ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) a construção de uma rotatória na BR-343, no acesso à PI-115. O parlamentar ainda teve aprovada a solicitação para a perfuração de um poço tubular na localidade Serra do Pau Ferro, em Campo Grande do Piauí.

 

Do deputado Dogim Félix (PP), foi protocolado na Assembleia requerimento, endereçado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para a construção de uma rotatória na BR-343, também no acesso à PI-115.

 

PESAR – A deputada Gracinha Mão Santa (PP) apresentou voto de pesar pelo falecimento da criança Nanda Rodrigues Fontenele Britto, ocorrido no dia 8 de setembro. A parlamentar e o deputado Dr. Hélio disseram que é um momento de muita dor à família. “Só Deus para confortá-los nesse momento tão difícil, tão doloroso”, falou Dr. Hélio.

 

MOÇÃO DE APLAUSOS– Dois pedidos de moção de aplausos, de autoria do deputado Wilson Brandão (PP), foram aprovados na sessão plenária desta terça-feira (9). Uma aos familiares do ex-governador e ex-senador do Piauí Doutor Dirceu Mendes Arcoverde, pela passagem do seu centenário de nascimento, celebrado em 7 de setembro de 2025. A outra moção é ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, Carlos Augusto Pires Brandão, empossado no cargo na última quinta-feira (4).

 

SETEMBRO AMARELO – Gracinha Mão Santa, durante a sessão plenária, relembrou que projeto de lei de sua autoria que trata de medidas de conscientização e prevenção à depressão, à automutilação e ao suicídio foi sancionado neste ano. A parlamentar cobrou mais empenho dos Poderes piauienses para que essa lei seja efetivamente aplicada, afirmando que legislações parecidas nos estados do Ceará e Amazonas têm tido boa repercussão.

 

TÍTULO  DE CIDADANIA – Dr. Marcus Vinícius Kalume apresentou projeto para que seja concedido título de cidadania piauiense ao Padre Frei Cláudio da Silva Santos (Frei Cláudio).



Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles