Henrique Pires quer debate sobre empréstimos consignados

por Katya D'Angelles publicado 13/05/2025 10h15, última modificação 13/05/2025 10h18
Requerimento para a presença do Superintendente do INSS na Alepi será apresentado

O deputado Henrique Pires (MDB) anunciou manhã de hoje (12) durante a sessão plenária que irá apresentar um requerimento para convidar o Superintendente do INSS no Piauí a Assembleia. O objetivo do convite é o esclarecimento a respeito dos empréstimos e esquema desbaratado pela Polícia Federal no início de maio deste ano no qual o Piauí tem várias vítimas. Além do INSS o deputado quer a presença do diretor da Piauí Previdência para falar sobre as condições e de que forma são realizados os empréstimos consignados e nível estadual.

 

 

Henrique Pires lembrou que sindicatos e associações fizeram descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas desde 2019, somando o desfalque atual de mais de R$ 6 bilhões.

 

 

O deputado disse que essa reunião será exatamente para que os parlamentares fiquem mais informados, tenham mais noção de tudo que está acontecendo nesse maior escândalo da história do serviço público que atingiu os aposentados e pensionistas do Brasil.

 

“Um crime que começou em 2019, perpetrou-se em 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, ele começou a ser investigado e agora houve assim o afastamento, prisões e arrestos de bens”, afirmou.

 

Pires disse que é importante que a Assembleia possa ter conhecimento a respeito da situação dos piauienses. “São aposentadorias, com as pensões, não só pensão por invalidez, mas por morte também, para que nós tenhamos conhecimento, não só a nível dos servidores federais, daqueles que são resguardados pelo INSS, mas também por aqueles que são resguardados pelo erário estadual”, concluiu Henrique Pires.

 

Liuce Santos/ Edição : Katya D’Angelles