Hélio Rodrigues propõe que feriados às terças, quartas e quintas sejam comemorados às sextas

por Katya D'Angelles publicado 12/11/2025 15h27, última modificação 12/11/2025 15h27
Deputado quer mudança na logística de comemoração de feriados

O deputado Hélio Rodrigues (PT) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (12) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), projeto de lei que propõe uma mudança na logística de comemoração dos feriados no estado. Caso a matéria seja aprovada, os feriados que ocorrerem às terças, quartas e quintas-feiras, deverão ser comemorados às sextas.



“Não podemos desconsiderar que uma quantidade elevada de feriados prejudica as atividades econômicas de qualquer país, pois implica em menos um dia de trabalho na semana, contribuindo para a diminuição da produtividade. A situação fica ainda pior quando o feriado é na terça, quarta ou quinta-feira, porque são os que ensejam o fenômeno conhecido como “enforcamento", que se resume a não se trabalhar na segunda, ou na sexta; diminuindo, significativamente, os dias úteis de uma semana”, justifica o parlamentar no projeto.




Hélio Rodrigues informa que o calendário brasileiro é formado por 11 feriados nacionais. A mudança proposta não afetaria quatro deles: 1º de janeiro (Ano Novo), 1º de maio (Dia do Trabalhador), 7 de setembro (Independência do Brasil), 19 de outubro (Dia do Piauí) e 25 de dezembro (Natal). A matéria agora segue para análise das comissões técnicas da Alepi.




Requerimentos – O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou três requerimentos na sessão plenária. Neles, o parlamentar requereu a manutenção do Parque Potycabana, a pavimentação de ruas do bairro Todos os Santos e a limpeza de ruas do bairro Parque Brasil II. 




Já o deputado Tiago Vasconcelos (MDB) solicitou a execução, em caráter de urgência, do desassoreamento e dragagem do açude Joana, localizado no município de Pedro II. Também para a região Norte, foi requerida pelo deputado Rubens Vieira (PT) a pavimentação da rodovia estadual que liga a sede de Buriti dos Lopes ao povoado Barra do Longá. A demanda vai ser encaminhada ao DER-PI caso seja aprovada. 

 

 

Cristal Sá e Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles