Gracinha Mão Santa cobra fiscalização em obras na Lagoa do Bebedouro
A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na sessão plenária desta terça-feira (18) para criticar o discurso de que a Lagoa do Bebedouro, em Parnaíba, está recebendo investimentos inéditos. Ela informou que, desde 2017, a prefeitura do município aplica recursos no manancial e que as obras que estão sendo feitas pelo governo do estado tem um orçamento muito alto.
Segundo a parlamentar, os investimentos que estão sendo aplicados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) são mais que o dobro do que a gestão municipal aplicou na reforma de toda a praia da Pedra do Sal para uma estrutura bem maior. Ela recomendou ao governador Rafael Fonteles que faça um acompanhamento mais próximo da obra.
A deputada lembrou que a Prefeitura de Parnaíba investe na Lagoa do Bebedouro há quase 10 anos e que a urbanização da área tem um foco que vai além do turismo. A iniciativa municipal conseguiu transformar um local que era controlado pela criminalidade em cartão postal da cidade que recebeu decoração especial de Natal por oito anos seguidos. A obra ainda conseguiu dar segurança para estudantes da UFPI que circulam pela região e que antes perdiam aulas para evitar serem assaltados.
Além das críticas, Gracinha Mão Santa utilizou a tribuna para convidar a população para o Carnaval de Parnaíba e de todas as cidades da Planície Litorânea. Ela lembrou que a festa é uma das mais importantes para a cultura brasileira e que movimenta muitos recursos financeiros. Por isso, a deputada considera fundamental investir em festividades que atraiam turistas e evitem que os piauienses viagem para os estados vizinhos.
“Todas as cidades da Planície Litorânea devem ter um turismo bem especial, voltado à datas como o Carnaval. Fomentando o turismo, faz com que toda aquela economia local gire e aumente o nosso PIB. Os viajantes deixam de sair para ir gastar fora e já deixam o dinheiro no nosso Piauí”, defendeu a parlamentar.
QUARTA SECRETARIA - Gracinha Mão Santa foi eleita em sessão especial realizada nesta terça-feira para a 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Alepi. Na tribuna, a parlamentar agradeceu à escolha feita pelos colegas e disse que, com cautela e humildade, vai ocupando os espaços na Casa ainda no seu primeiro mandato. Ela disse que o objetivo é sempre se manter aprendendo com colegas participativos e que fazem o acompanhamento e as cobranças por políticas públicas que possam melhorar a vida dos piauienses.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles