Gil Carlos manifesta preocupação com possibilidade de redução de deputados federais

por Katya D'Angelles publicado 06/05/2025 16h11, última modificação 06/05/2025 16h11
Parlamentar discursou na sessão plenária desta terça-feira e sugeriu mobilização

O deputado Gil Carlos (PT) foi à tribuna nesta terça-feira (06) para lamentar o adiamento da votação do requerimento de urgência do Projeto de Lei Complementar 177/23, que tramita na Câmara dos Deputados e visa aumentar o número de deputados federais no Brasil. “Isso abre um alerta amarelo para as nossas expectativas”, disse.

 

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), até o dia 30 de junho, o Congresso deve redistribuir as vagas da Câmara dos Deputados de forma proporcional à população brasileira medida pelo último censo. Caso contrário, essa revisão deve ficar a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Gil Carlos manifestou preocupação com a possibilidade de redução do número de deputados piauienses na Câmara Federal em razão do prejuízo político e econômico. “Sabemos a importância que cada deputado tem na defesa dos interesses do estado e nas transferências de recursos para fazer frente às demandas da sociedade”, frisou.

 

O petista defendeu a mobilização da sociedade e dos próprios parlamentares para buscar entendimento quanto à questão. “Do contrário, estará assegurada a decisão do STF para arbitragem do TSE em relação à distribuição das vagas para composição das 513 cadeiras da Câmara Federal”, concluiu.

 

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles