Os impactos das mudanças climáticas para os produtores agrícolas foi tema de discurso do deputado Gil Carlos (PT) no pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (2). O parlamentar destacou que a irregularidade das chuvas representa uma grande preocupação para prefeitos, vereadores e, especialmente, produtores rurais.
“Problema sério, problema grave. Já é reflexo das mudanças climáticas, da realidade das chuvas no semiárido, que têm sacrificado muito o setor produtivo rural. Nos territórios Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Vale do Rio Itaueira, Serra da Capivara, e parte da Parnaíba, a perda de quem plantou varia de 70 a 100 por cento”, disse o parlamentar.
Para Gil Carlos, os parlamentares devem acompanhar a situação de perto e apresentar medidas emergenciais para a escassez de água. “Precisamos fazer esse enfrentamento a curto e médio prazo. O fato é que as mudanças climáticas são reais e nós do Piauí precisamos nos preparar para essa convivência e buscarmos alternativas”, frisou.
O vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT), propôs a apresentação de um requerimento para realização de audiência pública com o objetivo discutir o assunto. “Que a gente pudesse fazer uma audiência pública com esses órgãos que cuidam da situação climática, da mitigação, porque, de fato, tudo aponta que teremos uma seca verde no estado”, alertou.
Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles