Gessivaldo Isaías destaca a importância do Setembro Amarelo

por Katya D'Angelles publicado 17/09/2025 14h10, última modificação 18/09/2025 09h14
Deputado falou sobre a fé como força para enfrentar os problemas

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) utilizou a tribuna, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (17), para falar sobre a importância da campanha do Setembro Amarelo. O parlamentar disse que os conhecimentos científicos, com o apoio da fé, são fundamentais para combater casos de depressão que podem ser motivação para o suicídio. 



“A pessoa que está sofrendo em silêncio, ela pode ter um problema de depressão, ansiedade e falta de esperança que tem muita dor e tem levado muitas vidas nossas. Eu creio que muitos de nós que estamos aqui já tivemos algum parente ou algum conhecido que tirou a vida e que a gente poderia ter conversado um pouquinho com ele, dado uma orientação melhor e colocar dentro dela a questão da fé porque todos nós passamos por problemas”, disse Gessivaldo Isaías.



O parlamentar compartilhou experiências próprias para defender a sua argumentação. Ele relatou que sua fé se fortaleceu quando, ao perder o pai por conta de um AVC, se sentiu abandonado e questionou a própria vida. Gessivaldo Isaías também falou sobre a irmã, que sobreviveu a um câncer que a medicina dava poucas chances de recuperação.



Para o parlamentar, o conhecimento científico, oferecido por psicólogos e psiquiatras, é muito importante no Setembro Amarelo, mas ele acredita que esses serviços, com o apoio da crença em Deus, são mais efetivos. A fé, segundo Gessivaldo Isaías, seja qual for a religião, ajuda as pessoas a suportarem os problemas e compreenderem que todos passam por situações difíceis ao longo da vida.


TERESINA
- O deputado ainda utilizou a tribuna para convidar todos os parlamentares a conhecerem melhor Teresina. Ele disse que visita vários bairros e vilas da capital e pode ver diversos problemas que precisam da ação do Legislativo. Ele citou a região da Santa Maria da Codipe e da Palitolândia como locais que necessitam de emendas parlamentares para obras como de saneamento.

 


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles