Franzé quer discutir transposição do Rio São Francisco em 24 municípios
O deputado Franzé Silva (PT) apresentou requerimento para que sejam realizadas audiências públicas nos 24 municípios do Piauí indicados no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) como beneficiários diretos do projeto de transposição do Rio São Francisco. A proposição prevê que as audiências sejam promovidas pela Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo.
O tema foi debatido pelos deputados no seminário “Água no Sertão: A Segurança Hídrica no Semiárido do Piauí” e na audiência pública de apresentação do estudo. “As audiências propostas representam a continuidade natural do debate já iniciado nesta Casa. Trata-se de etapa concreta na luta por segurança hídrica no semiárido piauiense, região historicamente marcada pela escassez de água e pelas dificuldades estruturais de abastecimento”, justificou Franzé Silva.
Os 24 municípios são: Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caridade do Piauí, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São Francisco de Assis do Piauí, São João do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, Simões, Vila Nova do Piauí, e São Raimundo Nonato.
Franzé Silva também apresentou requerimentos para que sejam encaminhados expedientes às empresas Águas de Teresina e Águas do Piauí, solicitando esclarecimentos e providências imediatas acerca do desabastecimento de água que vem afetando diversos bairros da capital e também do município de Lagoa Alegre.
O petista ainda propôs o envio de expediente à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Teresina (STRANS), solicitando esclarecimentos urgentes sobre a falta de pagamento do serviço Transporte Eficiente, bem como sobre as medidas para garantir sua continuidade, ampliação e melhoria.
O parlamentar apresentou três projetos de lei. Um deles para tornar obrigatória a acessibilidade em salas de cinema e eventos culturais para pessoas surdas, outro para criação do Dia Estadual do Tradutor, Intérprete e Guia-Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e outro para criação do Dia Estadual do Surdo. Os projetos de lei seguem para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e os requerimentos aguardam votação em Plenário.
Cristal Sá – Edição: Nícolas Barbosa