Franzé propõe criação de centro de atendimento à saúde de pessoas com fibromialgia

por Katya D'Angelles publicado 16/12/2025 14h35, última modificação 16/12/2025 16h16
Franzé propõe criação de centro de atendimento à saúde de pessoas com fibromialgia

Franzé Silva defende atendimento a pacientes - Foto Thiago Amaral



O deputado estadual Franzé Silva (PT) propôs, nessa segunda-feira (15), a criação de um Centro de Dor, voltando ao atendimento à saúde de pessoas com fibromialgia no Piauí.  A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor generalizada persistente em músculos e tecidos moles, acompanhada por fadiga, sono não reparador, e problemas cognitivos.



Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira tem fibromialgia e, de cada 10 pacientes com a doença, sete a nove são mulheres. 
“Vou apresentar o projeto de lei criando o Centro de Dor do Piauí, já no início do próximo ano, para termos o atendimento efetivo às pessoas com fibromialgia e outras síndromes”, pontua Franzé.



Franzé é autor da Lei Nº 7.944/2023, que instituiu a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, que prevê o acesso dos fibromiálgicos a tratamento de saúde na rede pública.


O parlamentar também é autor de projeto que reconhece fibromiálgicos como pessoas com deficiência e da Lei Nº 8.122/2023, que cria a Carteira de Identificação do Fibromiálgico.


Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles