Francisco Limma quer tornar o Piauí referência global em bioturismo
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Francisco Limma (PT) chamou atenção para o potencial do bioturismo do Estado, em sessão plenária desta quinta-feira (6). Após citar o início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), sediada em 2025 em Belém, no Pará, o parlamentar utilizou a tribuna para destacar a tramitação de dois projetos de lei de sua autoria, instituindo a Política Estadual de Incentivo ao Turismo de Observação de Aves no Estado do Piauí e o Dia Estadual de Observação de Aves.
“Os dois PL apresentam nova modalidade de turismo ambiental, para não restringir apenas ao litoral ou turismo histórico. Temos um dos maiores potenciais do mundo, mas precisamos melhorar. O bioturismo tem potencial imensurável e o Piauí tem potência para se tornar referência mundial no ecoturismo. Esses projetos têm como foco principalmente chamar atenção para a oportunidade de ecoturismo, proteção ambiental, preservação de espécies e economia”, explicou Francisco Limma.
O deputado ressaltou a biodiversidade piauiense, com ecopaisagens diversas que incluem floresta pré-amazônica, cerrado, caatinga, além da área de transição. “Junto ao Pantanal, temos a maior diversidade florística em um pequeno espaço”, justificou. O vice-presidente da Alepi ainda apontou que a prática do avistamento de aves é uma das que mais crescem no mundo, apresentando grande potencial para atrair ambientalistas, fotógrafos, pesquisadores, além de pessoas que se interessam pelo ecoturismo e observação de aves.
Mayara Valença - Edição: Nícolas Barbosa