Francisco Limma comemora implantação do IFPI em Esperantina
A implantação de um campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na cidade de Esperantina foi tema de discurso do deputado Francisco Limma (PT) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (22). Na noite de terça-feira (21), o vice-presidente da Casa participou da audiência pública que apresentou o processo de consulta para a escolha dos cursos a serem ofertados pelo Instituto.
O parlamentar informou que já há algumas sugestões de cursos voltados para o desenvolvimento da região. São das áreas de tecnologia, economia criativa e turismo; assim como para agricultura e pesca, produção animal e meio ambiente. “O IFPI chega como o primeiro grande investimento no Território dos Cocais e vai criar a oportunidade para as pessoas que não tiveram condição de fazer um curso superior”, disse.
Francisco Limma enalteceu o Governo federal, especialmente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ele ter atuado na expansão dos Institutos Federais. “Foi preciso um homem simples, de origem humilde, sem diploma de curso superior, iniciar uma escalada de implantação de Institutos Federais em todo o Brasil”, disse.
O deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB) agradeceu ao Governo Federal, ao governador Rafael Fonteles, ao vice-governador Themístocles Filho, à prefeita de Esperantina Ivanária Sampaio e aos vereadores e gestores da região. “O IFPI vai trazer desenvolvimento e gostaria muito que seja usufruído. Esses cursos vão iniciar e vamos lutar por mais novos”, afirmou.
Para o Piauí, serão três novos Institutos. Além de Esperantina, serão implantados nas cidades de Altos e Barras, que também realizarão audiências públicas de apresentação e de abertura de consulta para escolha dos cursos.
Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa