Ex-ministra da saúde Nísia Trindade foi homenageada na Alepi
A Assembleia Legislativa do Piauí realizou na manhã desta quarta -feira (24), no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, a entrega do Título de Cidadania Piauiense à ex-ministra da Saúde Nísia Trindade. A solenidade foi aberta pelo deputado Ziza Carvalho( MDB) e em seguida transmitida para o propositor da homenagem, o deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).
“Esta Casa Legislativa se engrandece ao conceder o título de cidadania a uma mulher cujo caminho foi marcado pelo compromisso com a ciência, a saúde pública e, sobretudo, com a vida. A Professora Doutora Nísia Trindade Lima, primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde, durante sua gestão, destinou quase R$40 milhões para o fortalecimento da atenção especializada à saúde no Piauí”, frisou Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).
O secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz, que participou do evento representando o governador Rafael Fonteles, também destacou a importância de Nísia Trindade para o Piauí e para o Brasil. “A senhora, pra nós, foi um alento, porque, quando o Lula alcançou a presidência, o SUS estava todo depredado pelo governo anterior. A senhora veio para fazer voltar a funcionar o SUS, obviamente, que não é tão rápido como a gente pensa. A senhora fez todas as ações possíveis. Conseguiu fazer um plano para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas no Brasil inteiro, colocando recursos”, disse o gestor.
O deputado federal Francisco Costa destacou a importância da homenageada para a saúde pública brasileira e agradeceu sua visita ao Piauí. “É com grande honra que recebemos em nosso estado a doutora Nísia Trindade. Grande cientista, sanitarista, socióloga, professora, com inestimável contribuição à saúde pública brasileira. Seja na Fiocruz, seja no Ministério da Saúde, duas grandes instituições das quais foi gestora”, ressaltou. “Devolveu aos brasileiros o direito à vacina. Fez entregas extraordinárias como recorde de cirurgia no SUS, que em 2024 foram 14 bilhões de procedimentos, naquele momento que existia um grande represamento por cirurgias eletivas, ainda consequência do direcionamento das ações do sistema de saúde para atender a Covid-19. No Piauí, garantiu recursos para a conclusão da nova maternidade de Teresina e ampliou o teto de custeio do hospital universitário em R$28 milhões anuais, aumentando a oferta de serviços”, acrescentou Francisco Costa.
A homenageada disse que se sente muito honrada com a homenagem. Ela fez uma apresentação sobre sua história e experiência com o Piauí. Em seu discurso, Nísia disse que ficou emocionada quando o governador falou do compromisso de não mais que 60 dias para que as pessoas possam fazer suas cirurgias. "Eu creio que esse compromisso deve ser um compromisso de todo o Brasil e eu quero cumprimentá-lo de coração”,ressaltou. Nísia destacou o trabalho de vários médicos e professores que ajudam no desenvolvimento da saúde brasileira. Ela fez uma homenagem a Niéde Guidon. “Falar dela para mim é uma honra. Tomei como uma homenagem a mulheres pioneiras, no momento em que era mais difícil ainda mulheres ocuparem uma posição de destaque”, concluiu.
Fizeram parte da mesa de honra, Antônio Luiz Soares Santos, Secretário de Estado da Saúde do Piauí representando Rafael Tajra Fonteles, Governador do Estado Do Piauí,Dr. Francisco Costa, Deputado Federal,Jacenir Mallet, Coordenadora do Escritório Técnico Regional da Fiocruz no Piauí,Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, Defensora Pública Geral do Estado Do Piauí, professor Doutor Edmilson Miranda de Moura, Reitor em Exercício da Universidade Federal do Piauí, Valcler Rangel Fernandes , Vice-Presidente De Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (Vpaaps) da Fiocruz Nacional representando Mario Moreira, Presidente da Fiocruz Nacional,Odonias Leal da Luz Filho, Presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo Legislativo da OAB Piauí,representando Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI),Carla Celedônio, Diretora Coordenadora da Fiocruz No Ceará,Zenaide Lustosa, Secretária de Estado das Mulheres Do Piauí,Major Fontenele,representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí Carmen Viana, Diretora-Geral da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Dirceu Campêlo, Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi
Liuce Santos e Cristal Sá - Edição: Nícolas Barbosa