Entrega das carteiras de identidade solicitadas durante a Justiça Itinerante continuará na Alepi

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 15/10/2025 12h44, última modificação 15/10/2025 12h44
Cidadãos e cidadãs podem procurar a recepção da Casa Legislativa
Entrega das carteiras de identidade solicitadas durante a Justiça Itinerante continuará na Alepi

Foto: Thiago Amaral/Ascom Alepi

Quem solicitou a primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante a programação do Programa Justiça Itinerante, realizado na Esplanada da Assembleia Legislativa do Piauí entre os dias 8 e 12 de setembro, e ainda não recebeu o documento, poderá continuar recebendo na sede da Alepi, na Av. Marechal Castelo Branco.

 

 

A princípio, a partir desta quinta-feira (16), a entrega, iniciada na última segunda-feira (13) na Praça do Povo, passaria a acontecer no Procon Alepi, instalado na sede do Ministério Público do Piauí, na Av. Lindolfo Monteiro, zona leste de Teresina. Entretanto, conforme a assessora do Procon Alepi, Laianna Coelho, a alteração do local se deu pensando no acesso da população. No total, segundo a servidora, foram emitidas 81 novas identidades.

 

 

Os cidadãos e cidadãs devem se dirigir à recepção da Alepi das 8h às 12h e informar que vieram receber sua carteira de identidade. Servidores da Casa Legislativa, então, os encaminharão para o setor destinado à entrega.

 

 

O servidor da Alepi, Abdias Rodrigues de Sousa Filho, foi o primeiro a receber o documento, ainda na segunda-feira (13) na Praça do Povo e elogiou a iniciativa. “Foi muito bom, uma aquisição muito boa para nós, funcionários, que não tínhamos tempo de ir à Secretaria (de Segurança Pública) para tirar a segunda via, e recebemos em mãos aqui”, pontuou.

 

 

Mais de 2,6 mil atendimentos - Organizada pelo Procon Alepi, a emissão da Carteira de Identidade Nacional foi realizada pela Secretaria de Estado da Segurança (SSP-PI) durante o Programa Justiça Itinerante, por meio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A ação faz parte do Programa Avança Alepi e comemora os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor.

 

 Conforme relatório do TJ-PI, a iniciativa contou com os seguintes atendimentos:

 

- 2ª via do Registro Civil – parceria com Ofícios de Registro Civil de Teresina – 1.084

- Atendimento da Ouvidoria do Estado – 573

- Orientações jurídicas, pela DPE-PI – 302

- Atendimento da Equatorial – 208

- Ações judiciais consensuais, pela Defensoria Pública do Piauí (DPE-PI) – 130

- Inscrição para casamento comunitário – parceria com Ofícios de Registro Civil de Teresina – 104

- Atendimento do Procon Alepi – 95

- Oficinas da Beleza, pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) – 43

- Atendimento da Águas de Teresina – 20

- Coletas de material genético, em parceria com LACEN e Biogenetics – 01

 

Ao todo, somando os dados fornecidos pelo Procon Alepi e pelo TJ-PI, a edição da Justiça Itinerante realizada na Esplanada da Alepi somou 2.641 atendimentos.


Mayara Valença - Edição: Nícolas Barbosa