Em ano eleitoral, presidente da Alepi garante continuidade e execução célere nos trabalhos
Deputado Severo Eulálio reafirma a conciliação dos trabalhos e a possibilidade de sessões híbridas
Nesta segunda-feira (2), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou abertura da última sessão legislativa da legislatura atual. Com a proximidade das eleições para os próximos legisladores do Piauí, o presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB) reforçou o compromisso da Alepi com o povo do Piauí e garantiu que a corrida pelo pleito não afetará as atividades.
O emedebista relembrou que a Alepi possui a ferramenta da sessão à distância, que viabilizando a realização de sessões híbridas às segundas e quintas-feiras, bem como a
participação dos parlamentares mesmo quando estiverem fora da capital.
As sessões híbridas também foram mencionadas pelo deputado Gustavo Neiva (PP). Com expectativas positivas para 2026, o parlamentar destacou a importância da ferramenta para a continuidade dos trabalhos e que ainda é necessária decisão da Mesa Diretora a respeito.
“No que pese estarmos em ano eleitoral, que de certa forma pode dificultar os trabalhos, temos uma ferramenta importante, que é a sessão virtual, e o presidente, junto à Mesa
Diretora, terá que deliberar sobre a sua utilização, até para que os trabalhos do Plenário não fiquem prejudicados”, disse Neiva.
O membro do Progressistas também frisou a participação no âmbito das comissões temáticas. “Da minha parte, gosto de participar das atividades da Casa, das Comissões Técnicas, onde se discute inicialmente a legalidade dos projetos, então esperamos esse ano também dar nossa contribuição na Alepi”, acrescentou.
Líder do Governo, o deputado Dr. Vinícius (PT) asseverou a conciliação entre o ano eleitoral e as atividades legislativas, além dos esforços junto ao Executivo para obter celeridade na sanção dos Projetos de Lei aprovados pela Alepi.
“Conseguimos conciliar a liderança do Governo com o presidente Severo de uma forma muito organizada e efetiva. Temos matérias do Governo que foram votadas com grande velocidade em 2025 e vão nos dar uma margem de apenas ajustes das matérias do Governo. O ano de 2025 terá muita entrega, mais tempo para os parlamentares apresentarem seus projetos e, naquilo que for necessário do líder do Governo tratar com o
Executivo para celeridade de sanção das leis, iremos ajudar os deputados a aprovar com celeridade”, concluiu.
Mayara Valença – Edição: Katya D'Angelles