Dr. Hélio faz alertas no Dia Mundial de Combate ao Câncer
Deputado fala da importância da prevenção e democratização do tratamento
O deputado Dr. Hélio (MDB) aproveitou o Dia Mundial de Combate ao Câncer para alertar a população piauiense sobre a importância da prevenção para evitar mais mortes pela doença. Durante a sessão plenária desta quinta-feira (5) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o parlamentar falou sobre os tipos que mais precisam de atenção no estado.
“Nas regiões Nordeste e Norte do país, ainda estamos convivendo com um número significativo de mortos, por exemplo, de um câncer absolutamente evitável, como é o caso do câncer de colo do útero[...] Sempre há uma prevalência do câncer de próstata nos homens. É muito importante que eles possam estar fazendo a sua prevenção, indo ao médico, quebrando essa resistência cultural para evitar as tragédias”, alertou Dr. Hélio.
Na fala, o deputado informou que em mais de 500 cidades do Brasil o câncer já é a principal causa de morte e que, anualmente, são cerca de 800 mil novos casos diagnosticados. Ele defende a democratização dos exames e dos tratamentos para que menos brasileiros sejam impactados pela doença. “Queremos ressaltar que precisamos democratizar o acesso ao exame e aos tratamentos das pessoas”, ponderou o parlamentar.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles