Dr. Gil Carlos repercute críticas à instalação de novos pedágios na região de Uruçuí

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 03/12/2025 14h57, última modificação 03/12/2025 14h57
Para deputado, novos pedágios podem causar prejuízos ao empresariado e aos habitantes da cidade
Dr. Gil Carlos repercute críticas à instalação de novos pedágios na região de Uruçuí

Dr. Gil Carlos quer diálogo sobre pedágios. Foto: Régis Falcão

O deputado Dr. Gil Carlos (PT), durante a sessão plenária desta quarta-feira (3) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), repercutiu críticas em relação à implantação de novos pontos de pedágio na região de Uruçuí. A principal reclamação é sobre os locais de instalação, que resultaria em cobranças para o tráfego interno e aumento de custo para a população e empresas.

 

 

O parlamentar iniciou o discurso elogiando os investimentos no Circuito da Soja, porque possibilitaram interligar cidades e melhoraram o transporte de cargas, resultando em expansão de fazendas e de produção. Acrescentou que as Parcerias Público-Privadas desoneram os gastos do estado e aumentam a qualidade das estradas. No entanto, ressaltou que, embora os pedágios façam parte do acordo, seus locais de implantação devem levar em consideração as demandas locais.

 


O parlamentar citou o pedágio entre a Bunge e o Portal dos Cerrados. “A instalação dessas praças, a princípio, causaria transtornos nos deslocamentos locais dos usuários, com destaque para a movimentação de caminhões da Bunge ao bairro Portal dos Cerrados, onde os caminhoneiros tomam serviços: manutenção, abastecimento, mecânica, restaurantes, hospedaria. É um deslocamento local”.

 

 

Outra localização de pedágio criticada é do Posto 8, pois “provocaria transtornos ao deslocamento local, aos munícipes nos bairros de Uruçuí. Há uma manifestação local para abrir o debate e fazer um reposicionamento desses pedágios”. O parlamentar afirmou que já foi realizada reunião entre os representantes locais e a concessionária para “reavaliar o posicionamento desses pedágios”.


Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa