Dr. Gil Carlos destaca prioridades da Alepi do segundo semestre
O deputado Dr. Gil Carlos (PT) falou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (6), sobre a ameaça de perda de 20% da bancada piauiense na Câmara dos Deputados. O parlamentar alertou para o prejuízo que a redução de cadeiras representaria para a representatividade política do estado, a captação de recursos federais, através de emendas e negociações e, consequentemente, para o desenvolvimento e crescimento do Piauí.
O deputado enfatizou a importância de reverter essa situação e solicitou a atenção do povo e dos agentes políticos para o tema, ressaltando que a luta é pela manutenção do progresso do estado. ”Precisamos fazer esforços para que consigamos reverter essa tendência hoje imposta pela obediência à Constituição e às leis complementares que definem a distribuição das 53 vagas do Congresso na Câmara Federal e no Congresso Nacional”, afirmou.
Dr. Gil Carlos também celebrou a concessão do serviço de saneamento básico (água e esgoto) no Piauí à iniciativa privada, visando melhorar a qualidade e o acesso aos serviços. Ele elogiou a decisão do governador, destacou a insatisfação anterior com a empresa estatal e ressaltou a importância da concessão para cumprir as metas de universalização dos serviços.
O parlamentar ainda enfatizou a necessidade de fiscalização e acompanhamento do cumprimento do contrato por parte dos parlamentares e da agência reguladora, com o objetivo de garantir o fornecimento de água potável a 99% da população e tratamento de esgoto a 95% das cidades até 2033 e 2040.
Dr. Gil Carlos finalizou sua fala pedindo que os serviços sejam executados com qualidade para beneficiar a população, reconhecendo a necessidade de tempo para investimentos e expansão. Destacou a importância de acompanhar e fiscalizar o cumprimento do mandato na Assembleia .”Eu gostaria de ressaltar aqui, me parecem importantíssimo, que nós, desta Casa, temos a grande responsabilidade de acompanhar, fazendo cumprir o nosso mandato com a grande expectativa que prestem sobre cada parlamentar da Assembleia do estado do Piauí”, destacou.
Liuce Santos - Edição: Nícolas Barbosa