Deputados cobram e órgãos encaminham respostas à Alepi

por Katya D'Angelles publicado 13/06/2025 10h30, última modificação 13/06/2025 11h09
Requerimentos  cobram respostas com ações para a cidade de Parnaíba   

A Mesa Diretora da Assembleia recebeu esta semana reposta a três requerimentos aprovados em plenário. Os deputados, Dr. Hélio e Henrique Pires, ambos do MDB, e a deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas)  cobraram do Governo respostas sobre  demandas da  educação, saúde e abastecimento de água na cidade de Parnaíba. 

Educação 

Gracinha Mão Santa solicitou  informações acerca da reforma da Escola José Narciso, que, além do serviço educacional, tem a previsão de se tornar um Espaço da Cidadania Digital. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que a obra começou em dezembro de 2024 e tem previsão de entrega para julho ou agosto deste ano. Além do prazo final da reforma, o órgão encaminhou todo o projeto arquitetônico que inclui ambientes como sala de transcrição em braille, sala de música e sala de mediação tecnológica.

Saúde

Dr. Hélio solicitou ao Iaspi (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí) a ampliação da rede credenciada em Parnaíba. Segundo o plano, os serviços oferecidos na cidade litorânea são condizentes com a demanda. Ele apresentou uma lista de 16 prestadores que oferecem 37 especialidades. “Com base no exposto, depreende-se que Parnaíba dispõe de uma ampla rede credenciada, destacando-se pela diversidade de especialidades oferecidas”, defendeu o Instituto.


Abastecimento 

Henrique Pires cobrou informação sobre o abastecimento  na localidade KM 12, na zona rural da cidade. A Secretaria de Estado da Administração informou que encaminhou a demanda à Agrespi (Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado do Piauí) para analisar se a região é atendida pela Águas do Piauí ou por algum órgão público. O parlamentar ainda aguarda resposta da Secretaria de Estado da Infraestrutura sobre o mesmo assunto. Ainda neste mês, Henrique Pires celebrou a implementação do abastecimento de água no KM 16, outra localidade da zona rural do município.


Respostas para cidade de  Altos 

Resposta a uma demanda de Warton Lacerda (PT) para a segurança de Altos também foi recebida pela Alepi. O parlamentar solicitou a implantação de um sistema de videomonitoramento para a cidade da zona metropolitana de Teresina. A Secretaria de Estado da Segurança informou que projetos com esse tipo de tecnologia estão sendo desenvolvidos apenas em Teresina e Parnaíba, a partir de emenda de R$28 milhões da CCJ do Senado Federal, por iniciativa do senador Marcelo Castro. Não há previsão de aplicação de recursos do governo do estado para sistemas de videomonitoramento.


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles