Deputados cobram Águas do Piauí resolução para a falta de água nos municípios do Piauí
O deputado Warton Lacerda (PT) falou na manhã desta terça-feira (30), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí, sobre a situação da falta d'água em várias cidades do estado e demonstrou sua tristeza com o sofrimento da população.
O deputado afirmou que, quando foi aprovado o Projeto de Lei de privatização da Agespisa, este visava permitir que o Governo do Estado negociasse apenas a transferência da gestão da água e bens da estatal, sem obrigar prefeitos a passarem os poços de prefeituras. “Eu gostaria de fazer um requerimento verbal para o diretor da MRAE, em nome do secretário Samuel Nascimento, para que ele apresente o contrato de cessão da Prefeitura Municipal de Altos, doando entre aspas, os poços da Prefeitura Municipal de Altos para a Águas do Piauí. Tentando que ele apresente também o valor da compensação que foi paga à Prefeitura Municipal de Altos”, ressaltou. O parlamentar disse ainda que quem está sentindo na pele esse problema são os consumidores. “Não tem água, estão pagando pelo vento”. Afirmou.
O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) solicitou ao Governo do Estado que a pessoa responsável pela fiscalização da PPP investigue os problemas de abastecimento de água em diversas cidades como Teresina, Parnaíba e outras, onde a situação é crítica. Ele propôs a criação de uma comissão na Assembleia Legislativa para cobrar soluções e garantir uma fiscalização mais efetiva.
A deputada Gracinha Mão Santa (PP) relatou a situação da falta de água em Parnaíba, mencionando que irão coletar dados para buscar entender o problema. Ela criticou a Águas do Piauí por não responder requerimentos dos parlamentares e não comparecer a audiências públicas requeridas nos municípios. A deputada ressaltou o aumento do uso de carros-pipa como uma solução paliativa e ineficiente, já que a empresa estaria apenas transferindo a água entre bairros, sem aumentar o fornecimento. “Então a gente deixa registrado para a gente se reunir e fazer uma coisa mais robusta para o estado inteiro”, afirmou.
O vice-líder do Governo, Evaldo Gomes (Solidariedade), relatou a crise de falta de água em municípios do Piauí, destacando Lagoa Alegre. "Conversei com o prefeito e vereadores e os mesmos relataram dificuldades”. Ele mencionou que escolas estão sem aulas devido à falta d'água e que a situação é preocupante. O deputado propôs ainda formar uma comissão de parlamentares para fiscalizar a PPP da água, com foco em cobrar soluções e dar um prazo razoável para solucionar o problema.
Gustavo Neiva (PP) também se manifestou sobre o problema da falta de água nos municípios. “O povo do Piauí está voltando àquela época da lata d'água na cabeça, do carro-pipa, isso acontece de norte a sul do estado do Piaui”, destacou. O deputado ainda criticou a falta de ação e silêncio do governo estadual, responsabilizando-o pela crise, que ele atribui à ineficiência da empresa responsável pelo abastecimento e à falta de fiscalização. Gustavo Neiva apelou à intervenção do governador para solucionar o problema e atender às necessidades da população.
Liuce Santos - Edição: Nícolas Barbosa