Deputados aprovam requerimento pedindo destinação urgente para Porto dos Tatus
Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (6), um requerimento de Gracinha Mão Santa (Progressistas) cobrando uma solução urgente para o Porto dos Tatus, em Ilha Grande. A estrutura é o principal ponto de embarque para os turistas que visitam o Delta do Rio Parnaíba.
Os deputados Dr. Hélio (MDB) e Dr. Gil Carlos (PT) comentaram a degradação da estrutura e a sua importância para o turismo do estado. O primeiro afirmou que está em diálogo com a Procuradoria Geral do Estado e com a Secretaria de Administração acompanhando a viabilidade de ser feita uma concessão do terminal. Já o segundo disse que uma solução é ceder o porto para a Prefeitura de Ilha Grande.
Ainda para a atividade turística do litoral, foi aprovado requerimento de Gracinha Mão Santa pedindo maior empenho para a captação de voos regulares para o Aeroporto de Parnaíba. Além do Porto dos Tatus, a atenção da parlamentar em Ilha Grande é para os serviços sanitários. O Plenário da Alepi aprovou requerimento pedindo medidas para a ampliação da rede de esgoto na cidade.
Outras duas matérias de Gracinha Mão Santa pedindo melhorias para o litoral foram aprovadas. Uma solicita a conclusão da Escola José Narciso e outra os estudos e posteriormente a construção e pavimentação asfáltica da estrada que liga a cidade de Parnaíba à comunidade Chafariz.
ACADEMIA POPULAR - Dois requerimento de Tiago Vasconcelos pedindo a instalação de academias populares foram aprovados na sessão plenária. As beneficiárias seriam a comunidade Sossego, na zona rural de Oeiras, e Povoado Brejão, zona rural do município de Barro Duro, e o Povoado Brejão, na zona rural de Barro Duro.
HOMENAGENS - Os deputados vão discutir na Comissão de Direitos Humanos Juventude, Minorias e Igualdade Racial como são feitas as concessões da Medalha do Mérito Legislativo "Esperança Garcia". A homenagem foi criada em 2024 para homenagear pessoas defensoras da igualdade social. Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) foi o propositor do debate.
A Alepi também vai homenagear o Sistema Sesc-Senac e comemorar o centenário do deputado Humberto Reis da Silveira. As sessões solenes foram propostas pelo presidente Severo Eulálio (MDB) e Wilson Brandão (Progressistas).
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles