Deputados aprovam Moção de Apoio à Contag

por Katya D'Angelles publicado 30/04/2025 13h50, última modificação 30/04/2025 14h42
Os deputados Francisco Limma e Elisângela Moura alegam acusações inverídicas à Confederação

As apurações acerca de fraudes cometidas no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam a pautar ações de parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí. O Plenário aprovou, nesta quarta-feira (30), Moção de Apoio à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), acusada de integrar o esquema.


A iniciativa partiu de requerimento assinado pelos deputados Elisângela Moura (PCdoB) e Francisco Limma (PT), em razão das “inverídicas acusações que vêm sendo imputadas por descontos irregulares em aposentadorias”.


O Plenário aprovou também requerimento do deputado Gustavo Neiva (MDB), para que o INSS encaminhe informações, com cópia para a Controladoria-Geral da União (CGU), sobre os descontos associativos realizados diretamente na folha de pagamento de aposentadorias e pensões no Piauí, em especial, no município de Porto Alegre do Piauí.


Projetos – Foram lidos no pequeno expediente, projetos do Executivo que visam autorizar a contratação de mais duas operações de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O primeiro tem com objetivo viabilizar o Programa “Piauí mais Digital” e o outro é destinado à sustentabilidade fiscal do estado.
 

O presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), apresentou projeto para reconhecimento de utilidade pública do Instituto Ajudando Quem Precisa, de Teresina, enquanto a Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia protocolou projetos que tratam da circunscrição territorial dos municípios de São João da Canabrava e Betânia do Piauí.
 

Os projetos serão encaminhados para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles