Deputado propõe cotas de livros de empoderamento feminino em bibliotecas

por Katya D'Angelles publicado 27/05/2025 13h50, última modificação 28/05/2025 13h03
Proposta de Dr. Marcus Vinícius Kalume é para escolas estaduais

O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) apresentou na sessão plenária desta terça-feira (27) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto que propõe uma cota de livros sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino nas bibliotecas das escolas públicas e privadas estaduais. 20% do acervo deve ser destinado para conteúdos que promovam o tema.



Equidade de direitos, combate à violência de gênero e liderança feminina são alguns dos assuntos que devem ser abordados nos livros do projeto chamado “Livros que Empoderam”. “Temos convicção de que a adoção do programa será fundamental para criar bases educacionais mais sólidas no que diz respeito à igualdade de gênero. Entendemos que a iniciativa tem o condão de promover uma mudança cultural que se manifesta em atos de machismo e violência contra a mulher”, defende Dr. Marcus Vinícius Kalume no projeto.



O parlamentar ainda recebeu a aprovação para requerimentos solicitando a ampliação da rede elétrica para comunidades rurais de Floriano e Itaueira. Na Princesa do Sul, a solicitação é para a Equatorial expandir a rede para a localidade Onça e no segundo município os beneficiados seriam da localidade Veredinha. 



Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles