Deputado Dr. Gil Carlos fala sobre crise hídrica no Piauí

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 09/09/2025 13h29, última modificação 09/09/2025 13h29
156 municípios estão em emergência e 60 já sofrem risco de desabastecimento

O deputado Dr. Gil Carlos falou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (9) sobre sua visita a Águas de Teresina para falar sobre a situação que o estado do Piauí está enfrentando com uma das secas mais graves dos últimos anos: 156 municípios estão em emergência e 60 já sofrem risco de desabastecimento.

 

 

O parlamentar falou da dificuldade que os municípios enfrentam com a falta de uma boa energia para o funcionamento dos poços e do sistema de tratamento de água. Ele citou o exemplo da cidade de São Raimundo Nonato que corre risco de colapso porque a Equatorial não consegue colocar os poços que abastecem aquela região em funcionamento. Com apenas 16% da capacidade, a situação da Barragem da Onça deixa moradores da cidade sem água.

 

 

O deputado ressaltou a cobrança das autoridades para solucionar o problema. Disse que as soluções precisam ser mais rápidas para resolver este problema que só piorou desde que a empresa assumiu o sistema. A população continua sofrendo com a falta de água potável.

 

 

O presidente da Casa, Severo Eulálio (MDB), disse que já convocou uma reunião na Assembleia Legislativa, para o dia 22 de setembro, para discutir a crise hídrica no Piauí, especialmente no sertão. O evento reunirá representantes da Águas do Piauí, Equatorial, prefeituras, secretarias estaduais e outros interessados para apresentar soluções e cobrar providências para amenizar a escassez de água na região.

 

 

Agricultura Familiar - A deputada Elisângela Moura (PC do B) relatou sua participação na Feira da Agricultura Familiar de São Francisco de Assis. Ela parabenizou lideranças políticas e comunitárias da região pela organização do evento e agradeceu ao apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar.

 

 

“Precisamos, cada vez mais, investir no setor. Nós sabemos que essa é uma região agrícola em que muitos agricultores e agricultoras sobrevivem da criação dos seus pequenos animais, principalmente, nesse momento que estamos passando que é uma grande estiagem. A questão está séria naquela região, isso que a gente ouviu dos agricultores”, ressaltou a parlamentar.

 

 Liuce Santos - Edição: Nícolas Barbosa