Deputado celebra participação de 11 equipes piauienses em olimpíada de ciências

por Katya D'Angelles publicado 19/08/2025 13h20, última modificação 19/08/2025 13h30
Marden Menezes disse que secretário Washington Bandeira agradeceu por lei

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta terça-feira (19), o deputado Marden Menezes (PSD) destacou a conquista de 11 equipes de estudantes piauienses classificadas para a Olimpíada Brasileira de Ciências. A participação será possível graças à lei de sua autoria que instituiu o programa Jovem Cientista, garantindo apoio financeiro para custear as despesas dos jovens em competições científicas.

 

De acordo com Marden Menezes, a Lei 8.740/2025 assegura recursos para estudantes das redes estadual, municipal e privada, cobrindo gastos com transporte, alimentação e hospedagem durante a apresentação de trabalhos em eventos regionais, nacionais e internacionais.


Segundo o parlamentar, a iniciativa nasceu da inspiração no estudante piauiense Manoel Nunes, vencedor de um prestigiado prêmio internacional de produção científica em 2024.

 

O deputado relatou que recebeu agradecimentos do secretário de Educação, Washington Bandeira, e de representantes da Olimpíada Brasileira da Aeronáutica. Eles ressaltaram que a legislação foi fundamental para viabilizar a ida dos estudantes.

“A lei que apresentei na Assembleia Legislativa está dando embasamento legal para garantir a esses jovens do Piauí auxílio nas despesas ao longo da apresentação de seus trabalhos científicos”, destacou Menezes.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelle