Deputada defende a construção de Hospital de Cuidados Paliativos

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 15/07/2025 15h02, última modificação 15/07/2025 15h02
Vanessa Tapety apresentou requerimento endereçado ao Governo do Estado

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (15), requerimento da deputada Vanessa Tapety (MDB), para que seja encaminhado expediente ao governador Rafael Fonteles e ao secretário da Saúde, Antônio Luiz, solicitando a realização de estudo de viabilidade técnica para a construção de um Hospital Estadual de Cuidados Paliativos, em Teresina.

 

Vanessa Tapety ressaltou, na justificativa do requerimento, a “necessidade urgente de oferecer uma resposta humanizada e especializada às pessoas que enfrentam estágios avançados de doenças crônicas, progressivas e irreversíveis, quando já não há perspectiva de cura, mas permanece intacta a necessidade de cuidado, acolhimento e dignidade”.

 

A parlamentar ainda recebeu a aprovação do Plenário para envio de expediente ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), solicitando a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso à comunidade Buriti do Rei, localizada na zona rural de Oeiras.

 

O Plenário aprovou também requerimento para a realização de sessão solene em homenagem ao Educandário Santa Maria Goretti, por iniciativa da deputada Vanessa, e outro requerimento do deputado Tiago Vasconcelos (MDB) para realização de audiência pública sobre a implementação da Lei Orgânica das Polícias Militares do Brasil.

 

O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) contou com a aprovação do Plenário a três requerimentos de sua autoria. Um deles solicita o aumento do efetivo policial do 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Floriano. Os outros dois requerimentos aprovados tratam da doação de um trator com arado, roçadeira e carroça para a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Caldeirão, do município de Amarante; e o registro de Voto de Louvor, post mortem, à família do médico e agropecuarista Antônio Marques dos Reis.

 

Utilidade Pública – O vice-líder do Governo, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), apresentou projeto de lei para reconhecimento de utilidade pública da Associação de Assistência Socioeducativa e Cultural Raimundo Carcará da Silva – Mundico Carcará. A matéria foi lida no pequeno expediente e deve passar pelas comissões técnicas após recesso parlamentar.

 

Cristal Sá – Edição: Nícolas Barbosa