Debates do Parlamento do Futuro se encerram nesta semana
O Parlamento do Futuro, projeto que elege estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais do Piauí para vivenciarem a rotina de deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), entra em sua fase final de debates, marcada para ser encerrada na quinta-feira (4). As eleições ocorrem na sexta-feira, dia 5 de dezembro.
No CETI Professor Raimundo Portela, em Teresina, na próxima quarta-feira (3), os estudantes Lara Mirelle (90000) e Alessandro Araújo (75000) apresentam suas propostas em áreas como Empreendedorismo, Inovação, Geração de Renda, Cultura e Educação. O debate acontece no dia 03 de dezembro, às 10h, no Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José, reunindo comunidade escolar, professores e representantes institucionais.
Já no CETI Senador José Cândido Ferraz, em São João do Piauí, os candidatos Maria Vitória (90463) e Pedro Helton (85462) discutem propostas voltadas para Empreendedorismo, Inovação, Geração de Renda, Saúde e Esporte. O encontro ocorre no dia 02 de dezembro, às 07h30, fortalecendo o compromisso da educação pública com práticas democráticas.
As campanhas nas escolas foram iniciadas em 24 de novembro, com os estudantes apresentando propostas e discutindo-as diante seus colegas. Nessa fase, as Gerências Regionais de Educação (GRE) e as escolas acompanham e organizam as reuniões. Nesta segunda-feira (1º), os debates entram em sua fase final, com os discentes vivenciando o exercício democrático e desenvolvendo habilidades de comunicação.
O vice-presidente da Alepi, Francisco Limma (PT), aspira que os estudantes “abracem esse projeto, que participem do debate e que façam uma discussão sobre o processo de eleição. E que isso é inserção de uma nova geração na política, pois ela pode se dar a partir dessa iniciativa que a Alepi está promovendo junto com as outras instituições”.
Francisco Limma ainda parabenizou o atual presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), e a Mesa Diretora do Legislativo, por fazer a segunda edição do projeto e por atuar em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Na segunda edição do Parlamento do Futuro, há 21 cidades envolvidas nas campanhas, com 75 candidatos concorrentes, seis partidos formados e 4.590 estudantes eleitores. Os 30 eleitos terão a jornada como parlamentares iniciada em 23 de fevereiro de 2026, apresentando projetos, discutindo-os e votando em comissões técnicas e em Plenário.
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles