Dagoberto Barros, ex-presidente do CRM Piauí recebe Medalha do Mérito Legislativo Dirceu Arcoverde

por Katya D'Angelles publicado 12/12/2025 13h40, última modificação 12/12/2025 14h22
Nasceu no maranhão, mas chegou no Piauí em 1950

A Assembleia Legislativa do Piauí outorgou na manhã desta sexta-feira (12), a Medalha do Mérito Legislativo “Dr. Dirceu Arcoverde” ao médico Dagoberto Barros da Silveira. A proposição foi do deputado Marden Menezes (PSD). A solenidade aconteceu no Plenário Deputado Waldemar Macêdo.

 


O parlamentar reconheceu em seu discurso, a trajetória, caráter e contribuições do homenageado para o Piauí e a medicina. Destacou que ele recebeu a Medalha do Médico Legislativo, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa “A homenagem é vista como um estímulo para que o Dr. Dagoberto continue a servir e trabalhar pelo estado. Homenagens têm que ser feitas com pessoa viva, plena, com muita estrada ainda pela frente, se Deus quiser, para fazer pelo nosso estado”, afirmou.

 

 


Lúcia Santos, Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, disse que a homenagem feita pelo deputado Marden foi muito justa. “ A homenagem veio de um deputado que não é médico, mas eu desafio qualquer deputado médico a ter lutado pela medicina como o deputado Marden fez. Justiça seja feita, o deputado sempre foi um defensor da boa medicina e da saúde do estado Piauí”, destacou

 


Ela disse ainda que muitos piauienses se beneficiaram do trabalho do Doutor Dagoberto. Enfatizou seu apoio constante à área da medicina e o reconhecimento contínuo por seu trabalho, mencionando também o impacto positivo do homenageado e outros profissionais na vida dos piauienses.

 



Presidente da Academia de Medicina, Alexandre Helvécio, filho do homenageado, falou que cresceu vendo seu pai estudar muito para dar uma medicina de qualidade para o povo piauiense.” Passei esse costume para meus filhos, o estudo é uma atividade constante”, destacou. Finalizou sua fala parabenizando o homenageado, destacou todo o benefício prestado ao povo do Piauí.

 

 


Dr. Dagoberto Barros ressaltou que ele é natural do Maranhão, com raízes no Piauí. Expressou sua alegria e realização em receber uma homenagem, após muitos anos de espera. “Essa solenidade, a gente aguardava há muitos anos. Chegamos aqui em 1950, nasci no Maranhão, mas me criei no Piauí. E aqui foi que construí realmente a minha família”, afirmou.

 

 


O homenageado relatou sua trajetória, desde a infância, estudos e carreira em diversas cidades, até retornar ao lugar de origem, onde se estabeleceu, lecionou e exerceu cargos importantes, como o Conselho Regional de Medicina do Piauí entre os anos de 2021 e 2023. Destacou sua forte conexão com o Piauí, a ponto de sempre se identificar como piauiense, e afirmou que a homenagem oficializou seu sentimento de pertencimento. Fizeram parte da mesa de honra, Procuradora de Justiça do MP-PI, Clotilde Carvalho, Ouvidora do Ministério Público do Estado do Piauí, Maria Do Rosário, Esposa do Homenageado, Major Fontenele, coordenador de Segurança Institucional da Alepi, representando o Comandante Geral Da Polícia Militar do Piauí, Alexandre Helvécio, Filho do Homenageado, Lúcia Santos, Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, Atêncio Pereira de Queiroga Filho, Presidente da Associação Médica Brasileira do Piauí (AMB-PI), Leandro Cardoso Fernandes, Médico Cardiologista, Presidente da Academia de Medicina Alexandre Helvécio, Filho do Homenageado, Lúcia Santos, Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, Leandro Cardoso Fernandes, médico cardiologista, presidente da Academia de Medicina do Piauí.

 

Liuce Santos/ Edição: Katya D'Angelles