Corpo de Bombeiros Militar recebe homenagem na Assembleia Legislativa

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 09/07/2025 11h36, última modificação 09/07/2025 11h36
Corporação está passando de 6 para 13 municípios atendidos

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) celebrou o Dia do Corpo de Bombeiros Militar, em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (9), no Plenário Deputado Waldemar Macedo. A solenidade foi aberta pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas) e em seguida repassada para o propositor da homenagem, Gessivaldo Isaías (Republicanos).

 

 

Em seu discurso, o proponente ressaltou que a realização de uma sessão solene na Casa Legislativa representa um ato de reconhecimento institucional e de gratidão pública à nobre missão desempenhada por homens e mulheres que integram o Corpo de Bombeiros do estado. Considerou também um momento para destacar a importância de investimentos contínuos na estrutura da corporação, bem como na valorização dos seus integrantes.

 

 

Gessivaldo Isaías disse que a categoria tem um representante na Casa. Destacou ainda que tem profunda admiração e respeito pelos bombeiros militares, destacando seu compromisso com a sociedade, coragem e sacrifício, inclusive de arriscar a própria vida para salvar os outros. “Eu reitero minhas  orações diárias pela segurança dos bombeiros e suas famílias”, afirmou.

 

 

Tenente Coronel Cássio Alcântara, sub-comandante do 25ª BC, disse que o Exército expressa sua admiração e respeito ao Corpo de Bombeiros, reconhecendo seu compromisso com a proteção da vida e sua atuação heróica. Ele ainda destacou a confiança da população nos bombeiros, à semelhança de valores entre as instituições e o orgulho em trabalhar em conjunto em situações de emergência.

 

 

Coronel Scheiwann Lopes da Silva, comandante geral da Polícia Militar do Piauí parabenizou o Corpo de Bombeiros Militar e seus membros. Ele reforçou a importância da instituição, seus 80 anos de existência e o aniversário de emancipação da corporação que aconteceu no dia 23 de dezembro de 2002. Falou sobre o heroísmo dos bombeiros em situações de crise.

 

 

Coronel José Arimatéia Rêgo de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, ressaltou que a instituição cresce a cada dia. Segundo o mesmo, o governo vem investindo em estrutura, equipamentos e  dobrou o número de bombeiros no estado. Atualmente, são mais de 700 bombeiros militares e haverá um novo concurso no ano que vem.

 

 

“O Corpo de Bombeiros está em expansão, passando de 6 para 13 municípios atendidos, com unidades em São Raimundo do Nonato, Oeiras, Esperantina e os próximos serão em Bom Jesus, Corrente, Campo Maior, Valença, Uruçuí e Paulistana, com um planejamento que foi feito e aprovado para execução até 2030. O governo do estado fez investimentos em equipamentos, como viaturas de combate a incêndio, equipamentos de resgate e a nova sede em Parnaíba, além da participação no projeto Operação Bioma Cerrado, recebendo equipamentos para combate a incêndios florestais”, concluiu José Rêgo.

 

 

O líder do governo, deputado Dr. Vinícius (PT), fez uma fala de agradecimento pela coragem dos bombeiros piauienses e se dispôs a contribuir com as pautas da corporação. “Esta Casa está à disposição, realmente. Quando a gente vai visitar o Corpo de Bombeiros lá de Floriano, vai ver o terreno, quando a gente começa a conversar e dialogar buscando o projeto, nós vamos atrás. Todos nós aqui da Casa queremos ver o Corpo de Bombeiros avançando e a gente sabe o dano que causa a falta do Corpo de Bombeiros próximo no combate de incêndios ou no resgate de um veículo. [...] Às vezes, a gente vai direto só para o Executivo, mas, às vezes, a solução passa aqui dentro dessa Casa. O que a gente consegue com o diálogo, conversando com um e outro deputado e a gente junta forças na hora de aprovar as leis orçamentárias e destinar algo mais palpável, mais robusto”, convidou o parlamentar.

 

 

Fizeram parte da mesa de honra, Anchieta Nery, Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí, Coronel José Arimatéia Rêgo de Araújo, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí,Coronel Scheiwann Lopes da Silva, Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Anchieta Nery, Delegado de Polícia Civil Do Estado do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso, Secretário de Estado da Segurança Pública do Piauí, Coronel José Veloso, Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Coronel Costa Lima, Subcomandante da Polícia Militar Do Piauí ,Tiago Lira Pontes, Procurador-Geral Adjunto do Município de Teresina, Procuradora-Geral de Teresina, Virgínia Gomes de Moura Barros, Werton Costa, Diretor de Prevenção da Sedec-Pi, José Icemar Lavor Neri, Leôndidas Júnior, Vereador de Teresina  e Enzo Samuel, Presidente da Câmara Municipal de Teresina.

 

Liuce Santos - Edição: Nícolas Barbosa