Cooperativa: Limma repercute incremento na bacia leiteira do Piauí
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Francisco Limma (PT), relatou a participação em evento de lançamento da Coopileite (Cooperativa dos Produtores de Leite do Estado do Piauí), que aconteceu no último sábado (30/08), em Piracuruca. Na sessão plenária desta segunda-feira (1º), o parlamentar explicou a importância da iniciativa.
“Essa cooperativa vai ajudar a viabilizar a aquisição do leite. O leite é adquirido de agricultores familiares, beneficiado pelos laticínios e depois chega a cerca de mais de 50 municípios do estado, que recebem o leite através dos CRAS e entregam para famílias carentes, mas sobretudo que tem idosos, que têm crianças desnutridas, que têm gestantes”, detalhou Francisco Limma.
Apresentando números, o vice-presidente da Alepi apresentou que 7 mil pessoas já são atendidas no Piauí pelo Programa de Aquisição de Leite (PAA Leite). Com a cooperativa, a expectativa é que esse número cresça. Ele acrescentou dados sobre o mercado do produto no estado: “O Piauí consome cerca de 2 milhões de litros de leite por dia e produz apenas entre 150 e 200 mil litros de leite. Isso vai, de fato, reforçar essa produção”.
Para contribuir nesse incremento, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, segundo Francisco Limma, vai investir R$2,5 milhões. O recurso vai ser destinado à UFPI (Universidade Federal do Piauí) que vai fornecer assistência técnica para mais de 100 pequenos e médios produtores. A própria participação do estado no PAA Leite foi viabilizada pelo Ministério em 2023, com atuação do ministro Wellington Dias.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles