Comissão de Saúde aprova acompanhamento psicológico no pós-natal

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 02/07/2025 14h47, última modificação 02/07/2025 14h47
Matéria visa garantir a prevenção e o tratamento da depressão pós-parto

A Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CSEC) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (2), projeto de lei da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), e relatada por Dr. Felipe Sampaio (MDB), que propõe a criação do Programa de Acompanhamento Psicológico no Pós-Natal para Mães Recém-Paridas.

 

 

A proposta especifica que será oferecido acompanhamento psicológico, rede de apoio, capacitação profissional e serão realizadas campanhas de conscientização. “É fato que a falta de apoio emocional e psicológico adequado durante esse período pode agravar os sintomas e levar a consequências sérias, como a interrupção do vínculo mãe-bebê e o comprometimento do desenvolvimento emocional da criança”, disse Gracinha Mão Santa.

 

 

A deputada explicou que até 25% das mulheres que dão à luz podem sofrer de depressão pós-parto e que, embora exista lei federal sobre oferta psicológica, é preciso de ações dos estados. “A implementação desse programa permitirá que o Piauí se posicione como um exemplo de cuidado e responsabilidade com a saúde mental das mulheres”, disse.

 

 

Câncer – A CSEC também aprovou projeto de lei da deputada Bárbara do Firmino (Progressistas) que institui a Política de Proteção aos Direitos da Pessoa com Câncer no Estado do Piauí. A relatoria coube a Gustavo Neiva (Progressistas).

 

 

Saúde no campo – A Comissão de Saúde, Educação e Cultura aprovou a proposta do deputado Rubens Vieira (PT) que cria a Política Estadual de Saúde Integral das Populações do Campo. O relator, Dr. Vinícius (PT), líder do governo, elogiou a matéria, com seu relatório sendo seguido pelos demais componentes da Comissão.

 

 

Prescrição de medicamentos – O deputado Dr. Gil Carlos (PT), durante a reunião da CSEC, pediu vista, para melhor análise, do projeto de lei do parlamentar Coronel Carlos Augusto (MDB) que assegura aos enfermeiros a prerrogativa de prescrição de medicamentos.

 

 

Durante a reunião da Comissão de Saúde, Educação e Cultura estiveram presentes os parlamentares Dr. Gil Carlos (PT), Hélio Isaías (PT), líder do partido, Dr. Hélio (MDB), Dr. Vinícius (PT), Fábio Novo (PT), Gustavo Neiva (Progressistas), Elisângela Moura (PC do B), Franzé Silva (PT) e Tiago Vasconcelos (MDB).

  

Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa