Comissão de Administração Pública aprova novos patrimônios estaduais

por Katya D'Angelles publicado 02/07/2025 15h13, última modificação 02/07/2025 15h13
Matérias seguem para análise em Plenário

 


Nesta quarta-feira (2), a Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) analisou seis projetos. Os membros aprovaram matérias que valorizam iniciativas culturais concedendo o título de patrimônio cultural e que homenageiam personalidades com trabalho de destaque pelos piauienses.


Uma das manifestações culturais reconhecida foi o Festejo de São Pedro, que acontece no bairro Poti Velho, em Teresina. O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) apresentou parecer favorável ao projeto de Ana Paula (MDB) que concede ao festejo religioso o título de patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.


No mesmo sentido, foi aprovado relatório de Elisângela Moura (PC do B) a matéria de autoria de Gracinha Mão Santa (Progressistas) que concede à Banda Musical Simplício Dias o reconhecimento de patrimônio cultural imaterial.


Já à fava, deve ser concedido o título de patrimônio cultural e alimentar do Piauí. Projeto do presidente Severo Eulálio (MDB) recebeu relatório favorável do presidente da CAPPS, Gessivaldo Isaías (Republicanos). A matéria ainda reconhece a cidade de Tanque do Piauí como a Capital da Fava.


Além do presidente Gessivaldo Isaías, os projetos contaram com os votos ddo líder do governo, Dr. Vinícius (PT), do líder do PT, Hélio Isaías (PT), Elisângela Moura (PC do B), Wilson Brandão (Progressistas) e Tiago Vasconcelos (MDB). Os mesmos parlamentares acompanharam parecer de Elisângela Moura a iniciativa de Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) que cria o Dia do Advogado Eleitoralista e relatório de Ana Paula que aprova matéria de Ziza Carvalho (MDB) dando o nome de Deputado Gerson Antonio de Araújo Mourão ao auditório da Escola Estadual Artur Gonçalves, na cidade de Lagoa de São Francisco.


MP-PI - O presidente da CAPPS apresentou, na mesma reunião, relatório favorável a projeto do Ministério Público do Estado do Piauí com alterações no Plano de Cargos e Salários da instituição. As matérias agora seguem para apreciação no Plenário da Alepi.


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles