Comissão aprova criação da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao Afogamento Infantil
A Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou em reunião realizada nessa terça-feira (2) a criação da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao Afogamento Infantil, a ser incluída no Calendário Oficial do Estado e realizada anualmente na segunda semana de abril.
A iniciativa é da deputada Bárbara do Firmino (PP) e tem o intuito de diminuir os índices de mortalidade infantil causados por afogamento. A parlamentar alerta sobre o número de casos e aponta que o afogamento é a principal causa de morte de crianças de um a quatro anos no Brasil.
“O número acende um sinal de alerta, uma vez que esse tipo de fatalidade é completamente evitável, mas continua a ocorrer de forma frequente. Nos registros de óbitos entre 2021 e 2022, as crianças de um a quatro anos de idade foram as principais vítimas, com o registro de 943 mortes. Em seguida, estão 860 óbitos de adolescentes de 15 a 19 anos”, reforçou Bárbara do Firmino.
O texto, que teve de parecer favorável do relator, deputado Dr. Gil Carlos (PT), ainda será levado ao Plenário para votação.
Mayara Valença – Edição: Katya D'Angelles