CCJ aprova homenagens a quatro personalidades

por Katya D'Angelles publicado 20/05/2025 14h57, última modificação 20/05/2025 14h57
As proposições de Títulos de Cidadania seguem para votação em Plenário

Os deputados aprovaram na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (20) três títulos de cidadania para personalidades que contribuem para políticas públicas executadas no Piauí. 

 

O vice-presidente Francisco Limma (PT) recebeu parecer favorável de Gracinha Mão Santa (Progressistas) a seu projeto que concede a homenagem à colombiana Clara Inês Nicholls, que é referência internacional em agroecologia atuando como professora no Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. 

 

A mesma parlamentar relatou projeto de Oliveira Neto (PT) que concede o título de cidadania piauiense ao advogado Estenio Campelo. De acordo com o deputado petista, o homenageado foi fundamental para a implantação da Justiça do Trabalho no Piauí e é um referência nacional nesta área do Direito. 

 

Outro advogado que vai ser homenageado é Rodrigo Badaró. Fábio Novo (PT) apresentou relatório favorável ao projeto conjunto do presidente da CCJ, Henrique Pires (MDB), e ao presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB).

 

Além dos títulos, os parlamentares aprovaram uma homenagem ao ex-deputado Alfredo Nunes. A proposta de Wilson Brandão (Progressistas) de dar o nome do homenageado ao contorno rodoviário de Regeneração recebeu parecer favorável de Rubens Vieira (PT). “Alfredo Nunes construiu uma trajetória exemplar como servidor público, político, jurista e desportista”, justificou o autor no projeto.

 

UTILIDADE PÚBLICA - Na mesma reunião, foram aprovados o reconhecimento de utilidade pública de três entidades. Gracinha Mão Santa apresentou relatório favorável ao projeto de Henrique Pires, que reconhece a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional na Administração Pública Privada e Instituições do Terceiro Setor. Rubens Vieira relatou duas matérias. Uma reconhece a utilidade pública da  Associação do Clube do Vaqueiro do Piauí, autoria de Dr. Vinícius (PT), e outra a Associação Piauiense de Cuidado à Visão, iniciativa do deputado licenciado Carlos Augusto.

 

PLENÁRIO – O Plenário aprovou a outorga da Medalha do Mérito Legislativo ao secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí, Roosevelt dos Santos Figueiredo, por iniciativa do deputado Hélio Rodrigues (PT), além da concessão de Título de Cidadania ao embaixador de Cuba no Brasil Adolfo Curbelo Castellanos, por proposição do deputado Francisco Limma.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles