Buriti dos Lopes recebe projeto que garante laudo gratuito a autistas

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 24/11/2025 11h55, última modificação 24/11/2025 12h01
Projeto Mente Em Foco foi lançado no sábado (22) e atendimentos seguem até terça-feira (25)
Buriti dos Lopes recebe projeto que garante laudo gratuito a autistas

Foto: Ascom Parlamentar

A cidade de Buriti dos Lopes recebe, desde o último domingo (23), o projeto Mente em Foco, que garante acesso gratuito de crianças de 3 a 10 anos de idade a atendimento médico e, em caso de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), à emissão do laudo. A solenidade de abertura aconteceu no sábado (22) na quadra do bairro Macambira.

 

 

Os atendimentos seguem sendo realizados até o dia 25 de novembro, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Rua Maria da Glória, Conjunto Cohab, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As crianças serão atendidas em um microônibus adaptado com sala sensorial, por equipe formada por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.

 

 

O Mente em Foco é realizado pelo deputado estadual Franzé Silva (PT) e pelo empresário Vespasiano Carvalho e, em Buriti dos Lopes, conta com apoio da liderança política Jaqueline Brito. "O Mente em Foco dá acesso, gratuitamente, a famílias que não têm condições de pagar o atendimento especializado necessário para diagnosticar seus filhos”, pontua Franzé.

 

 

O deputado estadual Rubens Vieira (PT) marcou presença, ao lado do deputado Franzé, no lançamento. Durante o encontro, o parlamentar reforçou seu compromisso com iniciativas que promovem saúde, cidadania e dignidade. Ele destacou a importância de que o Estado e os municípios trabalhem de forma integrada para assegurar melhores condições de atendimento às crianças e ampliar o acesso a serviços especializados.

 


Desde o início do seu mandato, Rubens Vieira também se mostra sensível às necessidades das famílias atípicas. Ele é o autor da Lei 8.038/23, que instituiu o Programa Estadual de acompanhamento pré-natal e pós-parto de gestantes com transtorno do espectro autista - TEA no estado do Piauí.

 


Para ser atendida, a criança deve:

* Ter de 3 a 10 anos de idade;
* Apresentar comportamento atípico;
* Estar cadastrada no CadÚnico;
* Ser referenciada por profissionais da Educação, Saúde e da Assistência Social do município;
* Possuir encaminhamento médico/profissional da área;
• Nunca ter realizado primeira consulta ou avaliação com profissionais da área.

 

Documentação necessária

Certidão de Nascimento ou documento com foto.

Características do microônibus

O espaço do microônibus com sala sensorial conta com mesa para análise de escrita, painel sensorial, baú de brinquedo, piscina de bolinhas e área estofada para interação com profissionais e a família. Todos os elementos foram projetados com iluminação neutra para melhorar a sensibilidade visual.

 

Ascom Parlamentar - Edição: Nícolas Barbosa