Audiência pública promove debate sobre queimadas no Piauí

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 27/11/2025 14h52, última modificação 27/11/2025 14h52
O início do debate está marcado para as 9 horas desta sexta-feira (28)
Audiência pública promove debate sobre queimadas no Piauí

Foto: Thiago Amaral / Ascom Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizará, nesta sexta-feira (28), audiência pública sobre as queimadas que assolam o Piauí. Marcado para as 9 horas, no Plenário Waldemar Macêdo, o debate deve contar com a participação de gestores das secretarias da Defesa Civil e do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Instituto de Terras do Piauí, Batalhão de Policiamento Ambiental, IBAMA, ICMBio, INPE – Programa de Monitoramento de Queimadas, além de outros órgãos e entidades ligados à proteção ambiental.

 

 

A audiência foi requerida pelos deputados Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e Franzé Silva (PT) e será conduzida na Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente da Alepi. Os parlamentares defenderam a necessidade urgente de promover a aplicação efetiva da legislação vigente e a fiscalização das sanções previstas quanto aos recorrentes incêndios em áreas urbanas e rurais.

 

 

“Este período do ano, marcado pela baixa umidade do ar e aumento dos ventos, são fatores naturais que favorecem a ocorrência de focos de incêndios. Além dessas condições favoráveis aos incêndios, há uma considerável parcela de responsabilidade humana, por meio de práticas inadequadas de queimadas irregulares, sendo a maior parte provocados por ações humanas”, destaca Kalume.

 

 

O parlamentar ressalta que as queimadas causam a destruição da vegetação e danos ao solo, morte de animais, prejuízos a áreas de pastagens e cultivos, além de risco à rede elétrica e, em alguns casos, ameaçam imóveis e a vida de pessoas que residem nas áreas atingidas pelo fogo. “As consequências são prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana”, frisou Kalume.

 

 

A assessoria de Franzé Silva informou que o deputado estará em agenda no interior do estado, mas participará das discussões por videoconferência.

 

Cristal Sá – Edição: Nícolas Barbosa